UFRR recepcionou 52 novos alunos estrangeiros
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) realizou nesta quinta-feira (6) a recepção dos 52 alunos estrangeiros vindos de países da África, Cuba, Estados Unidos, Colômbia, Equador, Haiti, México e Venezuela.
A colombiana Laura Meija, 19 anos, chegou a Roraima há menos de um mês, vai cursar Jornalismo por um semestre na UFRR e conseguiu o intercâmbio através do Programa BRACOL (Brasil-Colômbia). “Fiquei sabendo do intercâmbio através dos amigos, sempre tive vontade de aprender o idioma português que não é muito fácil. A melhor parte do intercâmbio é o aprendizado, o contato cultural”, relatou.
Para se integrar mais rápido ao cotidiano brasileiro, a aluna conta com a ajuda de uma madrinha que faz parte do Programa de Apadrinhamento de Estudantes Estrangeiros (PAEE), que atua como facilitadora para tirar as dúvidas e auxiliar nas demandas burocráticas.
O país de Honduras ainda vive uma instabilidade política, o que reflete na qualidade do ensino superior, motivo pelo qual muitos alunos têm escolhido fazer a graduação em outros países. É o caso de Antoni Ramos, 18 anos, que veio para Roraima com objetivo de aprender o português para cursar Medicina Veterinária.
“Vim para o Brasil em busca de uma titulação do ensino superior para conseguir um emprego melhor no meu país”, explicou o aluno.
As atividades foram organizadas pela Coordenadoria de Relações Internacionais (Crint). A programação iniciou no Salão Nobre da Reitoria, às 9h, com a palestra sobre a mobilidade acadêmica e interculturalidade ministrada pela professora doutora Lêda Leitão Martins, especialista em Antropologia Social e Relações Interétnicas. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os representantes dos departamentos da UFRR.
Pela tarde no prédio do Ciclo Básico I, os alunos participaram de uma oficina para conhecer e tirar dúvidas sobre a UFRR e a cidade de Boa Vista.
“A oficina é importante para que eles conheçam os serviços ofertados na UFRR como o Restaurante Universitário, os programas e os auxílios. E também sobre Roraima no que se refere à saúde, transporte e mercado”, explicou a técnica de Ensino e Educação da Crint, Débora Brito.
A equipe da Unidade de Saúde da UFRR esteve presente para orientar os discentes de como funciona o atendimento médico no campus Paricarana e também sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a utilização da carteira de vacinação.
A programação encerrou com apresentações culturais no auditório Alexandre Borges.
Redes Sociais