Professor da UFRR descobre cartão postal com imagem mais antiga do Brasil
Maurício Elias Zouein, professor doutor do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Roraima (UFRR), descobriu, durante sua pesquisa de doutoramento, um cartão postal que data como o primeiro produzido com imagem por empresa privada no Brasil. Criado em 1898, o postal foi produzido no Rio de Janeiro, na época do Império.
Na Revista Postais, adotada como fonte oficial do Museu dos Correios, consta que “O mais antigo postal conhecido, entre os produzidos no Brasil, é do Estabelecimento Gráfico V. Steidel, de São Paulo, mostrando o edifício do Tesouro de São Paulo” (pág. 205). Conforme a publicação, o postal teria circulado com a data de 24 de novembro de 1898. Informa, ainda, que no Rio de Janeiro os postais com imagens mais antigos teriam circulado apenas em dezembro de 1900.
No entanto, o primeiro cartão postal, encontrado pelo professor Maurício Zouein, foi produzido dois dias antes na então capital federal pelo atelier do fotógrafo Marc Ferrez. O bilhete postal “Índio do Matto Grosso” circulou em 22 de novembro de 1898. A imagem fotográfica do cartão foi produzida por Marc Ferrez em 1880 e apresentada na Exposição Antropológica Brasileira, em 1882. Com duração de três meses, a mostra teve um público com mais de 100.000 visitantes.
“É uma coisa tão pequena, mas que envolve um trabalho tão grande. É coisa de pesquisador mesmo. Nossa vida é ir atrás disso, mas tem gente que passa a vida inteira trabalhando e não tem uma descoberta. Nesse caso aconteceu de conseguirmos uma coisa inédita, que estava perdida e encontramos”, disse o pesquisador.
O professor destacou a importância da descoberta corrigir um erro histórico. “Além do fato de ser o postal com imagem mais antigo, que se tem notícia, o fato de se corrigir um erro geográfico e espacial é fundamental. No caso, o autor [da Revista Postais] está falando que o primeiro foi produzido em São Paulo e que o Rio de Janeiro teve produção somente dois anos mais tarde. Nós estamos mostrando que não, que o primeiro foi no Rio de Janeiro”, frisou.
Reconhecimento – A frente do Núcleo de Pesquisa Semiótica da Amazônia (NUPS/UFRR), o professor Maurício Zouein foi convidado pela Biblioteca Nacional para compor o acervo digital Rede da Memória Virtual Brasileira, que disponibiliza publicações como o Jornal O Átomo, um dos primeiros produzidos em Roraima, na década de 1950.
Tese – A descoberta do primeiro cartão postal brasileiro, produzido com imagem e por empresa privada, aconteceu durante a pesquisa para a tese de doutorado do professor Maurício Zouein. Intitulada “A ideia de civilização nas fotografias, cartões postais e álbuns oficiais dos governos do Amazonas e Pará entre 1865 e 1908”, a tese foi defendida em 2016, como parte do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Redes Sociais