Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Curso de Geografia completa 25 anos com avanços na qualificação dos professores e alunos

Published: Friday, 09 December 2016 15:47 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:19

O Curso de Geografia completou 25 anos, um dos primeiros implantados na Universidade Federal de Roraima (UFRR). O curso foi criado para atender a grande necessidade da formação de professores do Estado de Roraima, por causa do crescimento populacional.

Em 1990, não existiam instituições de ensino superior, acarretando em docentes poucos habilitados com formação apenas no ensino médio. De acordo com o professor Antônio Veras, 51 anos, que atua há 23 anos na UFRR, o primeiro vestibular foi somente para os professores.

“O primeiro vestibular foi ofertado apenas para os professores, os candidatos eram analisados pelo currículo, os mais experientes no mercado de trabalho conseguiam a vaga”, explicou o professor.

O Curso de Geografia possui nota quatro do Ministério da Educação (MEC), refletindo a participação dos professores e os alunos no ensino, pesquisa e extensão que chegam a produzir de três a quatro livros científicos por ano.

O departamento conta com 11 professores, sete doutores, dois doutorandos, um mestre e um mestrando com especialidades em várias áreas da Geografia. Para expansão do ensino a UFRR tem parceria com a Universidade Estadual de Roraima (UERR) e a Universidade Federal de Ceará (UFC). Atualmente, possui 200 alunos matriculados.

O professor Antônio Veras, relembra que no início do curso, existia apenas três prédios para atender todos os alunos da Universidade no campus Paricarana. Hoje o departamento de Geografia se encontra no Instituto de Geociências (IGEO) conta com um prédio anexo para o mestrado, 12 laboratórios e outras salas para alunos e professores.

O Programa de Pós-Graduação em Geografia preocupado com as políticas de inclusão e acesso das comunidades indígenas nos cursos oferecidos pela UFRR, formou o primeiro aluno indígena. Márcio da Silva Feitosa defendeu a dissertação de mestrado sobre “Relações sócio-espaciais na comunidade indígena da Ilha em Roraima: uma análise através do calendário cultural”.

Cerca de 90% dos alunos formados atuam nos órgãos públicos do Estado de Roraima, o número de vagas ofertadas pela Universidade aumentou de 20 para 40 vagas anualmente. O calouro Warley Silva, 19 anos, falou da opção pelo curso de Geografia.

“Escolhei Geografia pelas áreas afins de meu interesse como a geopolítica e geografia humana. Diante dos 25 anos, espero um dia retribuir tudo aquilo que irei aprender nesta caminhada”, refletiu o aluno Warley.

registrado em:
Fim do conteúdo da página