UFRR comemora dois anos da oficialização das línguas Macuxi e Wapichana no município de Bonfim
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) comemora dois anos da oficialização das Línguas Macuxi e Wapichana no município de Bonfim.
O evento será no dia no dia 5 de dezembro, das 9h às 11h30, no auditório do Júri da comarca no município de Bonfim. Será aberto ao público.
Terá palestras sobre o processo de implantação das línguas indígenas, através da aprovação da Lei Nº21/2014, que possibilitou a contratação de tradutores e intérpretes indígenas para atender à população.
A coordenadora Ananda Machado do Programa de Extensão Valorização de Línguas e Culturas Macuxi e Wapichana da UFRR, falou da importância de promover o evento para a comunidade. “Todos foram beneficiados com oficialização, principalmente os macuxi e os wapichana, pois a lei defende o direito dos falantes serem atendidos em suas línguas nos órgãos públicos”, disse.
Bomfim foi o primeiro município de Roraima a reconhecer as línguas indígenas fruto da articulação do Instituto Insirikan da UFRR e a liderança indígena.
Confira os temas que serão abordados:
- Apresentação do resultado preliminar do levantamento de dados com falantes de línguas Macuxi e Wapichana no município Bonfim.
Jama Peres Pereira (aluna do curso Gestão Territorial Indígena e bolsista do Programa de Valorização das Línguas Macuxi e Wapichana). - Histórico do Processo de Cooficialização das línguas Macuxi e Wapichana, propostas de regulamentação e de implementação da lei 211/2014; Apresentação do Programa de Valorização das Línguas Macuxi e Wapichana e das propostas de projetos a serem desenvolvidos com a população indígena no Bonfim.
Profª Drª. Ananda Machado. - Histórico dos trabalhos com os professores Indígenas da Região Serra da Lua.
Prof. Odamir Oliveira, coordenador dos professores de línguas indígenas da Região da serra da Lua. - As línguas oficializadas em outros estados do Brasil pelo Dr. Jan Pohlmann.
- Um Panorama das Línguas Indígenas no Brasil e políticas de valorização. Profº Draulo Jefferson.
Redes Sociais