Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

UFRR promove roda de conversa sobre a memória histórica e cultural da União Operária

Published: Thursday, 01 December 2016 10:34 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:19

Nesta quarta-feira (30) foi realizada uma roda de conversa abordando o tema “Memória histórica e cultural da União Operária”. O encontro aconteceu no Espaço de Cultura e Arte da União Operária Beneficente e teve participação do Darcy Romero Derenusson, filho do engenheiro que projetou o Plano Urbanístico Radial de Boa Vista, Darcy Aleixo Derenusson.



A roda de conversa celebrou o aniversário de 67 anos do espaço, completados no último dia 15 deste mês, e reuniu 70 alunos da Universidade Federal de Roraima de vários cursos.

A conversa foi mediada pela professora Paulina Ramalho do curso de Arquitetura da UFRR, com participação de Aimberê Freitas, escritor; Valmir Pimentel, um dos sócios fundadores; Cecy Brasil, diretora do Departamento de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de Roraima e a ex-vereadora Lurdinha Pinheiro.

Lurdinha Pinheiro foi a autora do projeto de lei do tombamento da União Operária, publicado pela prefeitura municipal com o número 1.184 em outubro de 2009. Ela relatou que a iniciativa para reconhecer o prédio como sendo histórico foi motivado pela demanda das pessoas relacionada à proteção do patrimônio cultural.

“O tombamento deu muito trabalho, mas conseguimos.  Tenho orgulho porque não destruíram a história da nossa cidade. Não podemos esquecer as raízes”, explicou.

A coordenadora de Cultura da UFRR, Selmar Almeida, destaca que o evento é importante para toda a sociedade interessada em conhecer o surgimento desse patrimônio histórico. “Além de promover esse resgate histórico-cultural, a intenção da roda de conversa é despertar entre os estudantes e professores o interesse em pesquisar sobre esse prédio histórico e se aprofundar no tema, já que a história da União Operária se mistura com a história de Boa Vista e do estado de Roraima”, disse.

História do espaço - Em 1949 a União Operária Beneficente foi idealizada por um grupo de operários da construção civil, desejosos de implementar um espaço no qual pudessem realizar atividades sociais, culturais e recreativas. Entretanto, o contexto político local inviabilizou o desenvolvimento dessa sociedade nos moldes pretendidos pelos operários. Tal fato começou a concretizar-se paulatinamente, a partir da luta e tenacidade desses trabalhadores.

Inicialmente, as reuniões da sociedade não dispunham de um espaço próprio, sendo realizadas no quintal da residência do seu presidente e, posteriormente, em um salão alugado na Praça da Bandeira. A sede definitiva começou a materializar-se em 1951 com a doação do terreno e a liberação de verbas para sua construção.
Edificado com a mão-de-obra de seus sócios, o prédio da União Operária passou a integrar o cenário urbano de Boa Vista, tornando-se um local de referências física e simbólica.

A necessidade do reconhecimento das dimensões matérias e espaciais da Arquitetura, como substrato para manutenção das relações históricas, sociais e dinâmicas dota o edifício como instrumento potencial e permanente de ação de extensão e pesquisa. O projeto desenvolvido pela UFRR preserva a função social do imóvel e garante sua manutenção como marco simbólico e cultural para a cidade.

Este programa iniciou-se com a cessão do imóvel União Operária Beneficente, por um período de 50 anos à UFRR. O objetivo era resgatar a memória histórica e ofertar à comunidade um espaço de integração cultural e participação social. Para a UFRR, a riqueza de valores artísticos locais precisa ser resgatada, estimulados e preservados. Essa ação está alinhada à nossa expressiva vontade de promoção da cultura e marcam um novo tempo na gestão da política nacional de cultura e de educação em Roraima. Convidamos todos a participar da construção desse novo momento.

registrado em:
Fim do conteúdo da página