Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

UFRR realiza Aula Magna do semestre 2016.2

Published: Thursday, 01 December 2016 04:06 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:19

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) realizou na noite dessa terça-feira (29/11) a aula magna do semestre 2016.2 com o tema “O Planejamento Urbano de Boa Vista”. Os acadêmicos, professores e servidores da UFRR, além da comunidade em geral conheceram um pouco mais sobre a história de Boa Vista.

Acesse o álbum de fotos do evento aqui.

A aula iniciou às 18h30 com o show do cantor local Neuber Uchôa que destacou a importância de retratar a história da cidade e o orgulho de participar do evento.

O arquiteto Darcy Romero Derenusson, que é filho do engenheiro civil Darcy Aleixo Derenusson, responsável pelo plano urbanístico radial de Boa Vista na década de 1940 ministrou a aula retratando o projeto criado pelo pai e a história do engenheiro que em 2016 completaria 100 anos de idade.

Darcy Romero agradeceu pela forma que a população acolheu a ideia de falar desse projeto tão importante. O arquiteto mostrou a história de vida do pai e a vinda para Boa Vista. Um dos principias pontos destacados foi que Boa Vista teria sido a terceira capital que projetada do país. O contrato de criação foi assinado em 13 de outubro de 1944 com o governador da época, Ene Garcez e o Projeto feito no Rio Janeiro. A cidade foi construída de 1944 a 1946. Além do projeto, Darcy Aleixo elaborou outros projetos de água, esgotos, eletricidade e águas pluviais.

Para o Reitor da UFRR, Jefferson Fernandes do Nascimento, a UFRR teve um honra imensa de contribuir para o processo de resgate histórico de Boa Vista. Para o vice-reitor Américo Alves de Lira Júnior, Boa Vista é uma cidade que acolhe. “eu sou estrangeiro no sentido de ter vindo de fora e ter sido acolhido nessa aldeia que dialoga com carinho com as pessoas, que é central e muito importante para o país”, disse.

Para o diretor do Instituto de Geociências (IGEO) da UFRR, Antônio Veras, foi de fundamental importância abordar o assunto, pois possibilitou a abertura de um leque para novos estudos ligados as questões urbanísticas em Boa Vista.

registrado em:
Fim do conteúdo da página