Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

III Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras e V Encontro Norte-Nordeste de Psicologia Social

Published: Friday, 25 November 2016 08:13 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:19

Nesta sexta-feira (25) ocorre o encerramento do III Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras e V Encontro Norte-Nordeste de Psicologia Social, às 19h, no Centro Amazônico de Fronteira (CAF).

O evento teve duração de quatro dias, obteve a inscrição de 700 alunos, além de professores, profissionais e pesquisadores vindos de outras universidades vinculados aos programas de graduação e pós-graduação no âmbito nacional e internacional.

O Venezuelano Ricardo D'Tonna mora no Estado de Roraima há mais de oito meses. Começou a fazer o mestrado sobre as hidrelétricas e seu impacto na sociedade. Relatou que o principal problema é a situação socioeconômica dos venezuelanos.

"É a primeira vez que participo de um seminário brasileiro, conheci um pouco sobre a geopolítica do Estado, o que vai enriquecer as minhas pesquisas científicas", explicou

Os temas mais discutidos no seminário foi a crise penitenciária e migração venezuelana, os palestrantes analisaram os conjuntos de fatores que geram impactos e conflitos no Estado de Roraima. O coordenador do evento e psicólogo Leandro Neves falou sobre a diversidade de etnias no Estado como os venezuelanos, indígenas, haitianos e a população local, que necessitam de um atendimento que vai além do clínico, mas a compreensão do contexto político e social do paciente.

"A maioria dos imigrantes que estão no Estado apresentam grande índice de pobreza, muitos não têm acesso ao atendimento e precisam de ajuda diante desses conflitos", explicou o coordenador Leandro Neves.

O Seminário ampliou a mente dos participantes que tiveram a oportunidade de ter o contato com outras áreas de conhecimento, não se limitando numa área específica. Desta forma possibilitando o conhecimento e a formação Interdisciplinar, através das discussões propostas pelos especialistas. A acadêmica de psicologia Júlia Costa, 19, está no 4º semestre, aproveitou a oportunidade para aprender com os especialistas vindos de outras instituições que falaram de questões presentes na mídia brasileira.

"O que mais gostei na programação foi os minicursos, a forma de pensar dos especialistas vindos de outras regiões, os temas levantados sobre o gênero e a psicanálise nos dias atuais", refletiu a aluna Júlia.

Na programação do evento ocorreu palestras, minicursos, apresentação cultural, exposição de artes e mesa redonda.

registrado em:
Fim do conteúdo da página