Pronat aprova projeto de monitoramento de florestas em programa do CNPq
O projeto “Florestas de Roraima - Monitoramento integrado da biodiversidade e processos ecossistêmicos: efeito de determinantes ambientais em diferentes escalas espaciais e temporais no extremo norte da Amazônia”, coordenado pelo Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Roraima (Pronat/UFRR), foi aprovado no Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD).
O PELD é uma ação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que tem por objetivo manter no Brasil uma rede de centros de pesquisa de referência na área de ecologia de ecossistemas.
No PELD, busca-se a produção de conhecimento científico de forma integrada às demandas da sociedade, visando aplicação de resultados em temas interesse social, como subsídios para a tomada de decisão em gestão ambiental, conservação e uso sustentável da biodiversidade, educação ambiental e divulgação científica.
O projeto “Florestas de Roraima” é coordenado pelo professor doutor Marcos Vital e tem a participação de pesquisadores da UFRR, UERR, UFPE, UFRPE, Embrapa e ICMBio. Será desenvolvido no Parque Nacional do Viruá e na Estação Ecológica de Maracá.
O CNPq recebeu demanda de 168 propostas, das quais 74 tiveram mérito reconhecido e 30 foram aprovadas para atendimento imediato. Dos 30 sítios aprovados na chamada anterior, 19 foram contemplados com apoio financeiro para um novo período de 4 anos, e 11 novos sítios foram incorporados ao programa.
Novos ambientes e temas foram incorporados, com destaque para a inserção de três novos estados: Alagoas, Espírito Santo e Roraima. O projeto da UFRR será financiado com recursos do CNPq, da CAPES, de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa e do British Council/Fundo Newton.
Redes Sociais