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Curso de Física completa 25 anos com avanços no ensino

Published: Friday, 11 November 2016 06:29 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:19

O Curso de Física da Universidade Federal de Roraima (UFRR) comemora neste mês de novembro 25 anos de criação, os principais avanços foram na infraestrutura e o crescimento do corpo docente, o que refletiu na qualidade do ensino.

O curso foi criado em 1991, com atuação apenas de três professores, possui o regime semestral diurno e um currículo elaborado, para ser concluído em quatro anos. Atualmente, conta com cerca de 150 graduandos, atuação de 15 professores, sendo 90% com título de Doutorado.

O coordenador do Curso de Licenciatura em Física, professor José Eugênio, atua como professor há mais de 23 anos na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Em 1993, presenciou o crescimento do curso, com as primeiras construções para acomodar professores e alunos. “No começo da trajetória haviam poucas salas para acomodar os alunos e quadros como suporte de ensino”, explicou.

Atualmente, o Departamento de Física possui várias salas, mini auditórios e laboratórios para pesquisas na parte teórica, científica e experimental.  Como o recém-criado Laboratório de Plasma e Espectroscopia Atômica da UFRR. A infraestrutura tem proporcionado maior comodidade aos alunos e professores que se empenham no ensino.

A UFRR oferta 45 vagas por ano para Física. O coordenador relata que o maior desafio no curso é combater o número de evasão e desistentes no curso, devido aos problemas no aprendizado e financeiros. “O curso de física exige muito dos alunos logo de primeira, muitos têm dificuldade no aprendizado e acabam refletindo as deficiências trazidas do ensino médio”, frisou José Eugênio.

Para diminuir o número de evasão de alunos, a Universidade oferta várias vagas nos seguintes programas: Proqualifica, Proacadêmico, Pibid, que concedem bolsas para incentivar a formação dos estudantes no nível superior. Os professores do Curso de Física também estão elaborando um projeto, para ajudar os alunos ingressos na Universidade que tenham dificuldade no aprendizado. O intuito do projeto é acompanhar cada aluno ao longo do curso.

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