Curso de Ciências Biológicas da UFRR comemora 25 anos
Os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Roraima (UFRR) comemoram neste mês de novembro 25 anos de criação. Entre as conquistas, ao longo deste período, estão o prédio próprio, com vários laboratórios, e a nota 5 obtida no último Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), realizado em 2015.
Para comemorar as bodas de prata, foram programados alguns eventos como a XV Semana de Biologia e uma exposição sobre a Estação Ecológica de Maracá.
No início da UFRR, em 1990 foi implantado o Centro de Estudos Ecológicos com aproximadamente oito professores, com finalidade de elaborar pesquisa. Com o tempo, o grupo apresentou a proposta da criação do curso de licenciatura de Ciências Biológicas. O curso então foi criado em 1991, recebendo a primeira turma em 1992, no bloco I.
O centro passou a ser nomeado Instituto de Biologia. No início, houve um período de interiorização administrando aulas e cursos nos municípios de São João da Baliza, Mucajaí e Caracaraí.
Logo após, Ciências Biológicas uniu-se ao curso de Medicina, tornando-se o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), tendo as aulas ministradas no bloco IV, onde hoje funciona o Comissão Permanente de Vestibular (CPV).
Com a apresentação de projetos, o curso garantiu a construção do prédio e a mudança do nome para Centro de Estudo da Biodiversidade (CBio). O prédio foi inaugurado em 2009 e hoje conta com aproximadamente 230 alunos, 19 professores e 28 laboratórios, sendo 10 laboratórios de ensino. Nesses 25 anos já foram formados 289 licenciados e 75 bacharelados.
Para o diretor do CBio, professor Frank James Araújo Pinheiro, que está há 26 anos na UFRR, o curso de Ciências Biológicas vem evoluindo e colaborando durante todos esses anos na formação de profissionais para a rede de ensino do Estado de Roraima, além de contribuir com a pesquisa e estudos específicos.
A professora Lucilia Pacobahyba, que atua há 23 anos na UFRR, e coordena o curso, explicou que foram várias as dificuldades enfrentadas como a falta de materiais para as aulas práticas, alguns equipamentos, e a falta de professores em algumas áreas.
Porém, umas das conquistas mais significantes foi o prédio próprio. “Com a construção dos laboratórios, os professores e alunos conseguem desenvolver melhor as pesquisas e projetos, resultando nas parcerias e convênios com outras instituições de Roraima e de outros estados”, disse.
Comemoração – Para comemorar os 25 anos de criação do Curso de Ciências Biológicas, o Centro de Estudos da Biodiversidade (CBio), em parceria com o PETBio, está promovendo a XV Semana de Biologia. O evento iniciou nesta segunda-feira (7) e vai até o dia 11 de novembro.
No primeiro dia, ocorreu a palestra de abertura sobre “Conselhos para jovens biólogos na Amazônia” ministrada pelo Dr. Philip Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). O pesquisador falou da importância da comunidade acadêmica se envolver nas pesquisas cientificas. “A palestra tem o intuito de orientar os alunos a fazer pesquisas e projetos, que irão trazer contribuições para a sociedade”, ressaltou.
Cerca de 130 pessoas participaram da abertura, dentre eles: alunos, professores, pesquisadores e profissionais, que atuam em diversas áreas das Ciências Biológicas no Estado de Roraima. A Pró-reitora de Ensino e Graduação (PROEG), Lucianne Vilarinho relatou que o crescimento do curso de Ciências Biológicas, obteve recentemente a nota máxima cinco (5).
“O crescimento do curso tem possibilitado um leque de oportunidades para os alunos. Mas precisamos criar ações para combater os índices de reprovação e evasão desta forma consolidando os alunos”, explicou a pró-reitora.
Nesta terça-feira (08), o professor Frank James ministrará uma palestra sobre o histórico do curso na Universidade Federal de Roraima. ‘O curso de Licenciatura em ciências biológicas foi um dos primeiros criados na Universidade Federal de Roraima em 1991, que tem formado muitos alunos, profissionais que atuam em várias instituições no Estado”, explicou o professor.
Exposição – Como parte da programação da XV Semana da Biologia, está sendo realizada a Exposição Maracá, no Espaço Cultural do CBio, localizado no novo prédio entre o CBio e Bloco IV da UFRR.
A exposição comemora os 35 anos da Estação Ecológica de Maracá e é uma parceria entre o ICMBio e a CBio. A mostra encerra dia 11 de novembro.
Redes Sociais