Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Vice-reitor da UFRR firma acordos com Universidades da França

Published: Tuesday, 27 September 2016 04:30 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:17

O vice-reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), professor Américo Lyra realizou na semana passada, uma visita à França. Na ocasião, foram firmados quatro acordos de interação educacional com a Universidade de Paris 13, a Universidade de Lille, Universidade de Reims e Uniersidade de Turs.

Conforme Lyra, os convênios contribuirão para a expansão da interatividade na educação franco-basileira. “Esses acordos significam possibilidades de ações conjuntas, como pesquisas, dinâmicas e mobilidade entre a comunidade acadêmica. Além de produção intelectual conjunta e a probabilidade da construção mais consolidada com a Europa”, disse.

O professor participou da Feira “Etudier au Brésil/ Estudar no Brasil” em Paris, na França, juntamente com representantes de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. A professora de Pedagogia da UFRR, Gilvete de Lima Gabriel, também participou do evento e lançou seu livro em língua francesa, intitulado “Autobiographie Narrative et Construcrion D’Identité Enseignante em Amazonie Brésilienne”.

O convite para participação no evento veio da Embaixada do Brasil na França, em parceria com a Associação Brasileira de Educação Internacional (FUBAI), com a agência Campus France, com a Université Pierre et Marie Curie (UPMC) e com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

No evento, as IES brasileiras discutiram formas de atrair estudantes internacionais ao Brasil, estabelecer contato com representantes de instituições francesas e divulgar suas ofertas de programas de estudos, pesquisa, estágio, entre outros. O objetivo principal foi estimular a vinda de estudantes e de pesquisadores franceses ao Brasil, por meio de esclarecimento de questões relativas à mobilidade acadêmica franco-brasileira.

Segundo o vice-reitor, o objetivo de tornar o Brasil como uma opção de chegada dos franceses, foi efetivado durante a visita. “Esta cooperação entre universidades faz com que a UFRR tenha a oportunidade de oferecer aos grupos uma janela de possibilidades. Isso representa fortalecimento do ensino e pesquisa, além da possibilidade de entrada de recursos, de construção conjunta de créditos e intercambio”, destacou.

registrado em:
Fim do conteúdo da página