Coordenadora do LEDUCARR participa do Encontro Nacional dos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo
A professora Alessandra Rufino Santos, coordenadora do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Roraima (LEDUCARR/UFRR), participou do Encontro Nacional dos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo, realizado entre 13 e 16 de setembro na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), em Brasília.
O evento foi promovido pelo Fórum Nacional de Educação do Campo (Fonec) e teve como objetivo discutir a atual situação e o futuro dos cursos de Licenciatura do Campo, com a presença de representantes de 36 cursos de Licenciatura em Educação do Campo, além de professores, integrantes de movimentos sociais e estudantes.
Dentre as atividades do Encontro, houve uma mesa de balanço da Conjuntura Política e Educacional no País e perspectivas da Educação do Campo, com a deputada federal pelo PT - DF, Erica Kokay, e o coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara. Também aconteceu uma mesa sobre o “Cenário atual das Licenciaturas em Educação do Campo no País”, com a professora Mônica Molina da Universidade de Brasília (UnB).
A programação do evento contou ainda com o lançamento da campanha “Educação não é Mercadoria”, na Câmara dos Deputados, e com a realização do ato de protesto pela atual conjuntura da educação do campo no Brasil, em frente ao prédio do Ministério da Educação (MEC).
Os manifestantes denunciaram a falta de recursos para os Cursos de Licenciatura em Educação do Campo; a suspensão das bolsas de estudos dos docentes do curso; o não reconhecimento do curso nos concursos públicos realizados em todo o País; e a necessidade urgente da institucionalização das Licenciaturas em Educação do Campo, como uma política pública.
Para a coordenadora Alessandra Rufino Santos, “a participação no Encontro Nacional dos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo foi importante para socializar com outros profissionais os desafios para avançar na garantia do direito à formação de professores dentro das Universidades, uma vez que o fortalecimento e a unificação da luta pela Educação do Campo se fazem necessários no espaço acadêmico”.
Durante as atividades, a professora Alessandra gravou vídeos com mensagens de estudantes, professores e representantes dos movimentos sociais direcionadas aos estudantes e professores do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFRR.
Além disso, iniciou um diálogo com Antônio Marcos Teixeira Dalmolin, coordenador do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com a finalidade de trocar experiências entre os cursos.
Como consolidação da parceria, no dia 26/09/2016 vai expor aos estudantes e professores do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFRGS um panorama do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFRR.
Redes Sociais