Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ciência, Tecnologia e Inovação - Reitor participa de Seminário Andifes em Porto Alegre

Published: Monday, 05 September 2016 17:41 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:17

Por Gersika Nascimento

O professor Jefferson Fernandes do Nascimento, reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR) participou do Seminário Andifes “Universidade, Ciência, Tecnologia & Inovação e Desenvolvimento”. O evento foi no dia 31 de agosto, sediado na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Além dos reitores das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), participaram do seminário o presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Abílio Afonso Baeta Neves; o secretário substituto da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (SETEC/MCTIC) Jorge Mário Campagnolo e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRR (PRPPG), professora Fabiana Granja.

Entre as discussões foi proposto o aperfeiçoamento do Plano Nacional de Pós-Graduação. Conforme o reitor explicou, será feita uma releitura para os próximos 10 anos, buscando adequar o Plano à realidade. “O Brasil forma 14 mil doutores por ano, há alguns anos não se tinha todo esse quantitativo”, destacou.

Outro ponto de pauta foram as redes internacionais. Jefferson Fernandes explicou que também será proposto um novo modelo de internacionalização, observando as diretrizes da Capes e o custo-benefício.

Atualmente, a política de internacionalização é vinculada ao Gabinete Civil da Presidência da República. Segundo a proposta, ela seria repassada para as universidades, que são mais próximas aos alunos e poderiam fazer um acompanhamento mais aprofundado, além de proporem instituições mais próximas e com melhor conceito, como as da América Latina.

Comissão – O reitor da UFRR passou a integrar a Comissão de Política de Recursos Humanos da Andifes. “Priorizei participar dessa comissão porque o nosso principal gargalo é pessoal. A carência de pessoal técnico-administrativo é muito grande e a equipe vai trabalhar na priorização de propostas de concurso público”, frisou o reitor.

registrado em:
Fim do conteúdo da página