25º Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil recebe propostas de propostas de mostras e exposições até 14/10
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) sediará o XXVI Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil (ConFAEB) organizado pelos Cursos de Artes Visuais e Música, com o tema: “Políticas Públicas e Ensino da Arte: Interculturalidade e processos educativos em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro”.
O evento é realizado pela Federação de Arte/Educadores (FAEB) e ocorrerá entre os dias 14 e 18 de novembro, no campus Paricarana.
O período para o envio de propostas para Mesa Redonda e apresentações de trabalho vai até o dia 31 de julho. O prazo para as propostas de oficinas vai até o dia 30 de setembro e para envio de propostas de Mostras/Exposições até 14 de outubro.
As inscrições devem ser feitas no site do evento: http://ufrr.br/confaeb/.
A escolha da temática pauta-se na premissa de todas as discussões já realizadas durante 29 anos da Federação de Arte/Educadores (FAEB) e nos 25 Congressos já realizados. Historicamente, a Região Norte sediou dois congressos, um em 1992 em Belém-PA e outro em Macapá-AP em 1997.
A parceria interinstitucional e internacional que é uma das atividades que mais fortalece seus associados é o Congresso da Federação de Arte/Educadores do Brasil – ConFAEB, (que é) um encontro sistemático anual, nacional, latino-americano e mundial reunindo estudantes, professores, bacharéis, pesquisadores e interessados em ensino e pesquisa em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.
Poderão ser inscritos trabalhos: oficinas, apresentação de trabalho (relatos de práticas educativas, pesquisas científica e de extensão), Mostras e exposições e Mesa-redonda. As inscrições para apresentação de trabalhos e mesa-redonda. Os trabalhos devem seguir os seguintes eixos temáticos: artes visuais, dança, música e teatro.
FAEB: A Federação de Arte/Educadores do Brasil – FAEB - foi criada em 1987 e se constitui na primeira entidade civil para-acadêmica sem fins lucrativos, voltada para a pesquisa e o ensino das áreas de Artes – ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA e TEATRO – em âmbito nacional. Na atualidade, a arte/educadores (as) têm se aproximado da FAEB como associados, fortalecendo assim a Federação e ao mesmo tempo propondo maiores responsabilidades quanto ao debate sobre às demandas do campo da arte e do ensino, neste momento. Ao assumir características mais contemporâneas de comunicação, diálogo e escuta das narrativas dos professores compromete-se de forma mais sistemática na defesa dos interesses dos profissionais e da área junto às autoridades, na resolução de problemas legais ou pedagógicos, além da luta pelo estabelecimento de diálogo diante das gestões e construtores de políticas públicas. Reivindica ações e cumprimento de metas na prática, diante dos princípios constitucionais e da legislação educacional, das leis, que regulam o ensino das Artes Visuais, da Dança, da Música e do Teatro.
A FAEB lidera, desde a sua criação, um vigoroso movimento em favor da presença das Artes Visuais, Dança, Música e Teatro na educação brasileira, desde reuniões e encaminhamentos com parlamentares da constituinte de 1988 e com o Conselho Federal de Educação quando da elaboração das diretrizes para o ensino superior e básico, quanto na luta frente ao poder público por conquistas que assegurem a qualidade do trabalho E do ensino de arte na escola e na sociedade. A FAEB se expandiu e representa o Brasil junto ao CLEA (Conselho Latino Americano de Educação pela Arte), à InSEA (Internacional Society of Education Through Art), e à OIE (Organização Ibero-Americana de Educação pela Arte), integrando e se articulando a uma rede de entidades internacionais que almejam o fortalecimento do ensino das linguagens e expressões artísticas no âmbito latino-americano e mundial.
Redes Sociais