Curso de Educação no Campo promove integração didática no Murupu
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) deu início nesta sexta-feira (15) às atividades didáticas do Tempo Universidade, integrante do semestre 2016.2 do curso de licenciatura em Educação no Campo (Leducar). As ações serão desenvolvidas até o dia 31 deste mês no campus Murupu, zona rural de Boa Vista, com a participação de alunos oriundos de Iracema, Alto Alegre, Caroebe e Uiramutã.
O curso de Educação no Campo forma professores para atuar na docência das séries finais no Ensino Fundamental e Ensino Médio nas habilitações em Ciências Humanas ou Sociais e em Ciências da Natureza e Matemática, por meio da Pedagogia da Alternância. Atualmente, o Leducar tem 62 alunos. No dia primeiro de agosto começam as aulas da nova turma, formada por 60 acadêmicos vindos de vários municípios.
O reitor Jefferson Fernandes e a pró-reitora Lucianne Braga Oliveira, de Ensino e Graduação, participaram da abertura das atividades do Tempo Universidade 2016.2. O reitor lembrou que houve muito debate nos conselhos superiores da instituição quando foi decidida a implantação do Leducar. O resultado, conforme o professor, tem sido benéfico para a sociedade e para a UFRR, que cumpre o seu papel de colaborar com o desenvolvimento de Roraima.
O Leducar começou como um projeto financiado pelo Ministério da Educação, com a primeira turma ingressando em janeiro de 2011. Tornado curso regular, possuiu atualmente 14 professores efetivos e um colaborador.
Em sua nova condição, enfrenta agora novos desafios, sobretudo na parte financeira, disse a pró-reitora Lucianne, acrescentando que a UFRR está trabalhando para superar esta e outras questões. “O curso tem hoje um conjunto de professores muito comprometido com a educação no campo. Isso tranquiliza a UFRR”, afirmou.
Também participaram da mesa de abertura o professor Flávio Corsini, diretor do Centro de Educação; a aluna Débora de Almeida Macedo, do Centro Acadêmico; Lucinete Salgado, representante do Fórum Estadual de Educação do Campo e ex-aluna do Leducar; e os professores Antonio Benício Sales e Paulo Sérgio Marotti, coordenador do curso.
Redes Sociais