Pollyana Ferrari palestra na conferência de abertura do Intercom Norte

Published: Thursday, 07 July 2016 12:43 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:17

Por Gersika Nascimento

A jornalista, escritora e pesquisadora Pollyana Ferrari, professora da PUC-SP, proferiu a palestra “No tempo das telas, reconfigurando a comunicação”, na cerimônia de abertura do 15º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte- Intercom Norte. O evento iniciou nesta quarta-feira (6), na Universidade Federal de Roraima, e segue até sexta-feira (8).

A abertura do Intercom Norte aconteceu no Centro Amazônico de Fronteira (CAF/UFRR). A cerimônia foi aberta oficialmente pelo reitor da instituição, Jefferson Fernandes do Nascimento. Ele destacou o orgulho da UFRR em realizar pela 3ª vez o Intercom, que este ano tem como tema “Comunicação e educação entre fronteiras: caminhos integrados para um mundo em transformação”.

“A UFRR se sente honrada em apoiar e sediar o Intercom. Quero parabenizar o Curso de Comunicação Social pela iniciativa e coragem, e todos os voluntários e apoiadores. A escolha do tema é bastante atual e importante sua discussão em um evento que reúne profissionais, professores e pesquisadores de toda a região”, frisou.

A mesa de abertura contou com a participação de Daniele Teixeira, pró-reitora de graduação do Centro Universitário Estácio da Amazônia; José Raimundo Rodrigues, diretor da Rádio Roraima, representando o Governo do Estado; Weber Negreiros, secretário municipal de Comunicação Social; Adriana Cruz, vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Roraima (Sinjoper); Damião Marques, coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Estácio; além do coordenador local do evento e diretor do Centro de Comunicação, Letras e Artes Visuais da UFRR, professor Vilso Santi, e do coordenador regional do Intercom, professor Allan Rodrigues.

“Trago uma mensagem de agradecimento do Intercom Nacional a esta instituição [UFRR] e a todos que colaboraram. Este é o terceiro Congresso que Roraima recebe e as instituições que organizaram sempre mantiveram seu compromisso de realizar o Intercom Norte da melhor forma possível”, disse o diretor regional.

O professor Vilso Santi lembrou que o compromisso em sediar o Intercom Norte foi assumido desde 2014 pela coordenação do Curso de Comunicação Social da UFRR, quando já se iniciaram os trabalhos para a realização do evento. “Esse é um trabalho coletivo e projetos coletivos são fundamentais para a formação profissional de todos. Quero agradecer aos que uniram esforços para realizar este que é o maior evento de comunicação da região Norte”, falou.

Palestra – Durante a conferência, Pollyana Ferrari falou sobre o Jornalismo Digital e toda a revolução tecnológica que as redes sociais trouxeram para a comunicação e a sociedade de forma geral. A conferencista disse que é preciso que os comunicadores se adaptem ao novo e entendam que a sociedade mudou de curso.

Pollyana Ferrari destacou que o momento atual é de ruptura, semelhante ao que aconteceu no período da Revolução Industrial. “O conhecido pensamento de René Descartes ‘penso, logo existo’, hoje se modificou para ‘compartilho, logo existo’, devido a necessidade da nossa participação nas redes sociais”, disse.

A conferência teve a mediação de Sandra Gomes, professora mestre do Curso de Comunicação Social da UFRR. Ao final, os congressistas puderam fazer perguntas à palestrante.