Sesduf-RR sedia 61º Conselho Nacional das Associações Docentes
Por Gersika Nascimento
O Centro Amazônico de Fronteira da Universidade Federal de Roraima (CAF/UFRR) sedia o 61º Conselho Nacional das Associações Docentes (Conad). O evento, realizado pelo Sindicato Nacional das Instituições de Ensino Superior (Andes) e pela Seção Sindical dos Docentes da UFRR (Sesduf-RR), iniciou nesta quinta-feira (30) e segue por quatro dias, encerrando dia 3 de julho.
Conforme a presidente do Andes Eblin Farage, da Universidade Federal Fluminense, o tema “Defesa dos direitos sociais, da educação e serviços públicos” foi escolhido em virtude do instável momento político que o Brasil passa atualmente.
“Estamos vivendo um momento de ataque aos direitos dos trabalhadores, muito regressivo no que tange os direitos e que está com uma série de projetos de lei que atacam direitos dos trabalhadores e, em especial, do serviço público”, frisou.
Como exemplo dos direitos que estão passíveis de serem diminuídos, Eblin citou a PEC 241, que tramita no Congresso Nacional e prevê congelamento de salários do serviço público por 20 anos, congelamento de promoções. Além da PEC que trata da Desvinculação das Receitas da União (DRU), que vai prejudicar os serviços de saúde e da educação.
A professora Sandra Buenafuente, presidente do Sesduf-RR, destacou que os 215 docentes participantes irão debater e atualizar os planos de lutas gerais e específicos do Sindicato Nacional. “Nós vamos discutir aqui todo direcionamento de uma política nacional do nosso sindicato que vai ser servir para que possamos fazer esse enfrentamento contra essas políticas do governo que estão atacando os direitos dos trabalhadores.
Redes Sociais