Internacionalização - Acadêmica da UFRR conclui doutorado com a parceria da Universidade da Flórida
A acadêmica Maria da Conceição da Rocha Araújo defendeu nesta segunda-feira (27) a tese intitulada “Organogenese in vitro e embriogenese somática em caçarizeiro”. Maria é a terceira doutora formada na Universidade Federal de Roraima (UFRR) pelo curso de doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte (PPG-Bionorte).
Doutoranda Maria da Conceição com a banca examinadora e a equipe do Bionorte, em defesa por teleconferência com o professor doutor Wagner Vendrame da Universidade da Flórida
O trabalho foi orientado por Edvan A. Chagas, pesquisador doutor da Embrapa, e contou com a colaboração da Universidade da Flórida (UF-EUA). A parceria surgiu a partir de uma missão de internacionalização realizada em 2013 por professores do curso de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFRR) e Embrapa Roraima à Universidade da Flórida-EUA.
A professora doutora Lucianne Vilarinho, pró-reitora de Ensino e Graduação e coordenadora do convênio entre a UFRR e a UF, acompanhou a visita a vários campi da universidade americana. A pró-reitora destacou que ações dessa natureza são muito importantes para a internacionalização da UFRR, pois parte do trabalho de tese da doutoranda foi realizada no TREC/UF, Homestead-EUA, sob a coorientação do professor doutor Wagner Vendrame, da Universidade da Florida, o qual acompanhou a defesa da tese via videoconferência.
A pesquisa, que também teve a coorientação da professora doutora Pollyana C. Chagas, da UFRR, objetivou o estabelecimento de protocolo de regeneração in vitro de caçarizeiro utilizando técnicas de orgânogênese e embriogenese somática. Segundo Maria da Conceição da Rocha Araújo, o caçari é rico em vitamina C e outros compostos nutraceúticos e, por esta razão, apresenta um grande potencial econômico para o Estado de Roraima.
Redes Sociais