Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

UFRR tem servidores e aluna selecionados para mobilidade internacional

Published: Monday, 20 June 2016 16:06 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:17

Por Gersika Nascimento

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) é uma das instituições parceiras do Projeto EBW+ (Euro-Brazilian Windows +), que oferece bolsas a estudantes, pesquisadores e pessoal administrativo e acadêmico em universidades da Europa. Parceira desde 2014, neste ano a UFRR teve três servidoras técnicas administrativas e uma aluna selecionada no programa.

Nesta segunda-feira (20), a Coordenadoria de Relações Internacionais da UFRR (Crint) realizou uma reunião com as selecionadas para repassar informações sobre a mobilidade. A reunião foi conduzida pela coordenadora adjunta da Crint, Janaína Lira, responsável pelo EBW+ na UFRR.

“É uma satisfação para a UFRR participar do EBW+, um programa que financia mobilidades internacionais. Em 2014 tivemos a oportunidade de sermos convidados para fazer parte do projeto e essa é uma oportunidade que tanto servidores como estudantes têm de ter novas experiências em uma instituição estrangeira”, frisa a coordenadora.

Essa é a primeira vez que técnicos administrativos da Universidade são selecionados no projeto. As jornalistas Rebeca Alencar (NRTU) e Gersika Nascimento (CoordCom) foram selecionadas para mobilidade na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a secretária executiva (Proeg) Dâmaris Cardoso de Sousa para a Universidade do Porto, todas em Portugal.

“É com muita alegria que nós enviamos, porque não há muita oportunidade nesses editais de mobilidade que permitam essa experiência para os técnicos. Isso com certeza vai refletir no trabalho que eles desenvolvem na instituição”, fala Janaína.

A mobilidade tem duração de um mês. Rebeca Alencar pretende realizar o intercâmbio no mês de outubro e vê o projeto como uma chance de crescimento profissional. “Estou muito ansiosa para ir e vejo como mais uma oportunidade, algo a mais para agregar no meu currículo”, destaca a jornalista.

A acadêmica Rafaela Portela Bezerra, de 21 anos, foi selecionada para fazer mobilidade de 10 meses na Universidade de Uppsala, na Suécia. Aluna do curso de Letras – Português/Inglês da UFRR, ela já viaja em agosto desse ano e não esconde a felicidade:

“Estou muito emocionada. Fiz minha inscrição ano passado, porém, acabei esquecendo, deixando de lado, e quando chegou o e-mail eu nem acreditei. Com isso, também veio a preocupação para procurar documentos, resolver logo tudo. Então vem aquela aflição e ao mesmo tempo a ansiedade. Acho que não tem outra palavra para definir esse momento a não ser felicidade”, comemora Rafaela.

“Esta é a quarta estudante que nós estamos enviando. Na primeira chamada enviamos alunos de Pedagogia, Música e Ciência da Computação. Mas é a primeira vez que enviamos uma aluna por dois semestres e acredito que vai ter um reflexo muito positivo para a instituição”, disse Janaína Lira, responsável pelo programa na UFRR.

EBW+ - O projeto é composto por 20 Instituições de Ensino Superior parceiras, sendo dez europeias e dez brasileiras, mais 12 instituições associadas. O EBW+ é coordenado pela Universidade do Porto (Portugal) e tem a Universidade Federal do Rio Grande do Sul como instituição co-coordenadora.

Entre os objetivos do projeto estão o enriquecimento mútuo e melhor entendimento entre a Europa e o Brasil através do intercâmbio de pessoas, conhecimentos e competências no que diz respeito ao Ensino Superior; o aumento da cooperação internacional entre Instituições de Ensino Superior brasileiras e de países europeus, contribuindo assim para a promoção do desenvolvimento socioeconômico deste país e a promoção da transparência e do reconhecimento de estudos e qualificações em nível internacional.

As bolsas são disponibilizadas para estudantes de graduação e doutorado, pesquisadores em pós-doutorado e pessoal acadêmico e administrativo e incluem um pagamento mensal, viagem de ida e volta, seguro e taxas de matrícula. Para mais informações sobre o projeto acesse o site http://ebwplus.up.pt/.

registrado em:
Fim do conteúdo da página