Colóquio discute meio ambiente e cobertura jornalística sobre a hidrelétrica de Belo Monte
O grupo de pesquisa Mídia, Conhecimento e Meio Ambiente: Olhares da Amazônia, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), promove nesta terça-feira (21/06) a quarta edição de seu ciclo de colóquios. Nesta ocasião, o tema será “Jornalismo ambiental e cobertura da Rede de Notícias da Amazônia sobre a hidrelétrica de Belo Monte”.
O evento acontece na sala de miniconferência da Biblioteca Central, campus Paricarana, a partir das 8h30.
Segundo a pesquisadora Antonia Costa da Silva, mediadora do colóquio, o debate será sobre o resultado de sua tese, que analisou a cobertura dos fatos ocorridos durante a construção da hidrelétrica de Belo Monte situada no coração da Amazônia brasileira, no município de Altamira, no estado do Pará, feita por uma Rede de Rádios comprometida com causas ambientais, a Rede de Notícias da Amazônia (RNA), no período de 2008 a 2013.
Ela enfatiza que, a mídia tem papel primordial na mediação de sentidos no processo de construção social dos problemas ambientais. Na Amazônia o rádio é fundamental, particularmente no que concerne a cobertura da hidrelétrica de Belo Monte, que através do Jornal Amazônia é Notícia (JAN) se aproxima da proposta de Jornalismo Ambiental.
Os participantes receberão certificado após a realização do colóquio previsto para o mês de novembro. Declarações podem ser emitidas para os ouvintes que devem apresentar comprovação imediata nas unidades acadêmicas e no trabalho.
Redes Sociais