Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CCA recebe reunião de gestão compartilhada

Published: Tuesday, 07 June 2016 14:40 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:17

O Centro de Ciências Agrárias (CCA), no campus Cauamé da Universidade Federal de Roraima (UFRR), recebeu nesta segunda-feira (6), a equipe da administração superior composta pelo reitor Jefferson Fernandes, o vice-reitor Américo Lyra e todos os pró-reitores da instituição. A ação faz parte do projeto de gestão compartilhada iniciado há três meses e abordou os 100 primeiros dias de atuação da nova administração.

O reitor explicou que um dos objetivos do projeto é dar transparência a gestão, compartilhando as ações, dificuldades e projetos, de forma que a comunidade acadêmica tenha conhecimento da real situação da Universidade e participe da gestão, colaborando com sugestões.

“Pedi que a equipe estabelecesse esse calendário, que está começando pelo CCA e vai ser continuado por toda a Universidade, para compartilhar com a comunidade acadêmica a real situação da UFRR, tanto na área acadêmica, como na administrativa, a partir do mês de março”, disse Nascimento.

O vice-reitor, professor Américo Lira reforçou a aproximação da equipe gestora com a comunidade acadêmica, que já realizou três reuniões junto aos diretores dos centros da universidade. “Quero reforçar essa ideia de realizar diálogos com a comunidade acadêmica. Estabelecemos esse canal direto, não apenas para prestação de contas, mas também de parceria, essa é a ideia da gestão compartilhada”, destacou.

O reitor apresentou os números da instituição, que possui cerca de 10 mil alunos do ensino fundamental à pós-graduação e 570 docentes e frisou que, conforme a RAT (relação aluno-técnico) que está sendo estabelecida pela Andifes, é necessário dobrar o número de técnicos administrativos, que atualmente está em torno de 320 profissionais, sendo este um dos maiores desafios da gestão, uma vez que será necessária a liberação de novas vagas pelo Ministério do Orçamento para a realização de concurso público.

Outra dificuldade apresentada pelo reitor foi com relação ao orçamento previsto para este ano, uma vez que o Ministério da Educação tem repassado apenas 30% do previsto em cada mês, o que impacta na regularidade do pagamento dos contratos da universidade. Além disso, já foram anunciados cortes de 60% das verbas de investimento e 40% de custeio.

O reitor também falou sobre a queda, nos dois últimos anos, da taxa de sucesso da instituição, ou seja, a quantidade de alunos formados, mesmo com o crescimento da assistência estudantil e que já está buscando medidas para aumentar esta taxa de sucesso.

O professor Wellington Araújo Farias, que está respondendo pela direção do CCA desde dezembro de 2015, ressaltou que solicitou aos coordenadores dos cursos de Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia um levantamento das necessidades para repassar à administração superior. “Mas é claro que nossos planejamentos são muito afetados pela dinâmica federal, que está no momento em uma situação muito complicada. É muito oportuna essa conversa depois dos cem dias de gestão porque podemos conhecer a realidade e planejar de acordo com a situação atual”.

Durante o encontro, cada pró-reitor fez uma explanação sobre a situação de sua área de atuação, expondo as dificuldades e projetos. O professor Paulo Roberto Ribeiro, do curso de Agronomia, ressaltou a importância do modelo de gestão compartilhada implementado pela administração superior da UFRR. “É importante para que a instituição tenha conhecimento do que está ocorrendo nos centros e que a gente saiba a situação da universidade. Espero que continue até o final da gestão”, salientou.

Próximas reuniões – O próximo encontro de gestão compartilhada será nesta quarta-feira (8), às 8h30, com as comunidades acadêmicas do Centro de Ciências Humanas (CCH), do Instituto de Antropologia (Inan) e do Centro de Comunicação, Letras e Artes (CCLA). A reunião será no auditório Alexandre Borges. Podem participar das reuniões professores, alunos e técnicos.

Data

Horário

Comunidade Acadêmica

Local

08/06 – quarta-feira

8h30

CCH/INAN/CCLA

Auditório: Alexandre Borges

10/06 – sexta-feira

8h30

CCT/CCS/CBIO

Auditório: Mestrado Física e Química

13/06 – segunda-feira

14h30

CEDUC-CAP/ICJ/CADECON

Auditório: auditório do CAP

16/06 – quinta-feira

14h30

IGEO/INSIKIRAN

Auditório: Insikiran

17/06 – sexta-feira

14h30

EAGRO

Auditório: Eagro 

registrado em:
Fim do conteúdo da página