Estudantes africanos da UFRR comemoram o Dia da África

Published: Tuesday, 24 May 2016 04:00 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:17

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) comemora hoje (23) e amanhã (24) o Dia da África, trazendo várias atividades organizadas pelos alunos africanos da Instituição. O evento conta com a parceria da Coordenação de Cultura, da Coordenadoria de Relações Internacionais, do curso de Relações Internacionais, da Diretoria de Extensão e da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão da UFRR.

Esta é a terceira edição do evento. O objetivo é difundir a cultura e as raízes africanas para as comunidades acadêmica e externa. Além de desmistificar os conceitos africanos, mostrar os valores da África, fazendo com que os roraimenses conheçam um pouco sobre a cultura do Continente.

“O que nós queremos é desmistificar o pensamento que a sociedade tem sobre a África. Porque quando você fala de África, sempre vem aquela ideia que África é só fome, guerra, sofrimento, mas nós queremos mostrar com nossas atividades, o outro lado, a cultura, a alegria do povo africano”, explicou Onogifro Matos, um dos organizadores, natural de Guiné-Bissau.

No primeiro dia de comemoração, os estudantes que organizaram o evento realizaram pela manhã uma oficina de penteados africanos (turbantes e trançados) e à tarde um Workshop de Danças Africanas (Decalê, Kizomba, Azonto, Kuduro). À noite, a partir das 19h, ocorre a roda de conversa Leia Mulheres: Escritoras Africanas – sem limitação de vagas, no Parlatório.

O professor do curso de Antropologia José Franco (de vermelho - foto ao lado), sempre está presente nas atividades do Dia da África e apoia a extensão de programas de intercâmbio para que haja maior contato com alunos e professores de outros países. “É importante a gente conviver com a diversidade cultural. É importante também tomar contato com as manifestações culturais dos africanos, prestigiar e passar informação de hospitalidade, não apenas ver o que eles têm a nos passar, tem que haver reciprocidade”, disse.

Diva Solon é acadêmica do curso de Psicologia e foi conhecer um pouco mais da dança africana por curiosidade. “Desde que eu conheci os africanos me interessei muito pela cultura, pela dança, por eles. Nós temos uma amizade grande e eu procuro participar de todas as atividades que eles propõem para saber mais sobre esse povo”, afirmou.

Intercambio UFRR

Atualmente, cerca de 79 estudantes da UFRR são de outros países. Destes 39 são africanos. Maíssa Ferreira (de lilás - ensinando Kizomba na foto ao lado) é uma delas. Da República Democrática de São Tomé e Príncipe, ela é aluna do curso de Ciências Contábeis e afirma que foi bem recebida pela Universidade.

“Adaptar-me aqui foi fácil pois já tinham outros africanos. Além disso, a hospitalidade dos alunos da UFRR foi muito boa, os alunos da minha turma muito me apoiam, ajudando em tudo. É muito bom mostrar nossa cultura no Brasil e na UFRR”, afirmou.

Haverá emissão de certificado para todas as atividades. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.. Os interessados devem informar os dados pessoais, como nome, profissão, curso e a oficina que deseja participar. Informações: 95 99142-2713.

Dia da África - Oficialmente, o Dia da África comemora-se todo 25 de maio. A data foi instituída pela Organização da Unidade Africana em 1963. O grupo tinha como objetivos libertar o continente do colonialismo e acabar com o apartheid, bem como promover a emancipação dos povos africanos.

Lançamento de livro - Durante a programação, será lançado o livro “Cabo Verde e Guiné-Bissau: as relações entre a Sociedade Civil e o Estado”, do professor Dr. Ricardino J. Dumas Teixeira (UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira). O lançamento será durante a palestra do professor, no auditório Alexandre Borges, às 18h30. O professor Dr. Ricardino Teixeira possui Graduação em Ciências Sociais com Habilitação em Sociologia pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), Mestrado e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

23/05 Segunda-feira

- 19h: Roda de conversa Leia Mulheres: Escritoras Africanas – sem limitação de vagas

Local: Parlatório

24/05 Terça-feira

- 9h às 12h: Mesa redonda: África Diversa: Quer Saber? (ministrantes: estudantes africanos)

Local: Auditório Alexandre Borges– sem limitação de vagas

- 14h às 17h: Workshop de Danças Africanas (Decalê, Kizomba, Azonto, Kuduro)

Local: Centro de Desenvolvimento do Servidor – 50 vagas

18h30 às 22h: Palestrante convidado: Professor Dr. Ricardino J. Dumas Teixeira (UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira); Danças; Foto-vídeo; Poesia; Desfile de Trajes típicos; Música

Local: Auditório Alexandre Borges.