Reitor concede grau à 57 acadêmicos – Cerimônias seguem nesta sexta-feira
“Este é um momento único. Marca o início de uma nova jornada e é também o símbolo de tudo que fizemos e vivemos na Universidade Federal de Roraima”, essas foram as palavras de Kyty Almeida de Oliveira, durante a cerimônia de Colação de Grau da UFRR. A graduada em Ciências Biológicas (bacharelado) foi a juramentista da cerimônia e pretende iniciar seu Mestrado em Recursos Naturais pela UFRR ainda este ano.
A cerimônia ocorreu na quarta-feira (11), no Centro Amazônico de Fronteira (CAF). A solenidade foi conduzida pelo reitor da instituição, professor doutor Jeferson Fernandes do Nascimento e contou a presença de todos os pró-reitores, professores, conselheiros dos Conselhos Universitário (CUNI) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), familiares e amigos dos formandos.
A outorga de grau foi conferida a 57 formandos dos cursos de Antropologia, Artes Visuais, Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciências Biológicas (Licenciatura), Ciências Sociais, Comunicação Social (Jornalismo), Geografia, Geologia, História, Letras e Relações Internacionais.
O graduado em Comunicação Social (Jornalismo), Elinaldo Santos vivenciou várias etapas do universo acadêmico durante o curso. “Depois de 13 anos trabalhando na área, eu sentia-me em dívida com a comunicação. Foi quando eu resolvi fazer o vestibular, vim para a academia e agora estou concluindo feliz da vida. Agradeço a UFRR, para mim foi uma experiência de vida, ganhei vários prêmios, participei de muitos trabalhos importantes, um conhecimento que eu vou guardar para a vida toda”, disse.
Mayra Wapichana foi a primeira indígena ingressante pelo PSEI a concluir o curso de Jornalismo. “Vejo a minha formatura como uma conquista coletiva dos povos indígenas do Brasil e isso se consolida também pelo momento em que a própria Universidade passa em ter o primeiro reitor indígena do Brasil. Vivemos um momento histórico, mas não esquecemos que temos muito que avançar e conquistar ainda, já que constantemente estamos sujeitos à discriminação, preconceito e até riscos da perda dos direitos conquistados”, afirma Mayra.
Para o diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH) e paraninfo da turma de História, curso que conquistou mais graduados na noite, Linoberg Almeida, a noite representou felicidade. “É um momento de muita alegria pois sabemos que nós ajudamos a realizar sonhos. É também de confiança, que as famílias depositaram na gente, que esses alunos depositaram na gente e do conjunto de profissionais que depositou nesses acadêmicos para entregar para o Estado uma educação e profissionalismo de qualidade referente ao nosso ensino superior”, concluiu.
Primeira formatura da nova gestão – O reitor da instituição, professor doutor Jeferson Fernandes do Nascimento descreveu sua motivação e alegria em sua primeira colação de grau na UFRR. “Estou me sentindo motivado para iniciar esse trabalho, é a primeira colação que tenho o privilégio de outorgar grau a vários profissionais. A Universidade passa por um momento muito importante, formando vários profissionais para a sociedade roraimense, já que nossa instituição tem um papel protagonista desse processo de forma acentuada. Mais de 30% da força do trabalho em Roraima é formada pela UFRR, que tem atualmente cerca de10 mil alunos, então isso para nós é motivo de satisfação e alegria”, declarou o reitor.
A Pró-Reitora de Ensino e Graduação, Luciane Vilarinho, também destacou o papel da Universidade para o Estado. “Ver nossos alunos colando grau hoje é uma responsabilidade muito grande, quando vemos o número de alunos da UFRR se ampliando, notamos o impacto da Universidade na formação da sociedade roraimense. Hoje a UFRR forma profissionais de diversas áreas para atender a demanda do mercado de trabalho local e da sociedade. Eles começam a vida profissional e a gente tem um sentimento de dever cumprido com as turmas de hoje”, disse.
Mais colação – Nesta quinta-feira (12) e sexta-feira (13) serão realizadas outras cerimônias de colação de grau no auditório do Centro Amazônico de Fronteiras (CAF). Receberão o diploma de graduação alunos dos cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Educação no Campo, Engenharia Civil, Física, Gestão Territorial Indígena, Informática à Distância, Licenciatura Intercultural, Matemática, Matemática à Distância, Pedagogia, Psicologia, Química, Secretariado Executivo, Tecnologia em Agroecologia e Zootecnia.
Redes Sociais