Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

UFRR e SPU lançam cartilha com 52 ilhas mapeadas ao longo dos rios Branco e Uraricoera

Published: Wednesday, 11 May 2016 17:32 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:15

Por meio de uma parceria firmada entre a Superintendência do Patrimônio da União no Estado de Roraima (SPU/RR) e a Universidade Federal de Roraima (UFRR), foi desenvolvido o projeto “Das Águas de Makunaima”, que mapeou 52 ilhas, saindo da ilha de Maracá, no município de Amajarí,  até a cidade de Caracaraí.

O estudo agora foi publicado em cartilha para divulgar o projeto. O lançamento ocorreu nesta quarta-feira (11) e contou com a presença do reitor da UFRR Jefferson Fernandes do Nascimento, do coordenador do projeto pela UFRR, Antonio Tolrino Veras, do superintendente da SPU, Fabio Costa de Lima, do idealizador e responsável pelas articulações iniciais do projeto pela SPU, Paulo André, além de professores, alunos e representantes da Força Aérea Brasileira.

Além da cartilha, a pesquisa resultou na produção de um filme e quatro relatórios técnicos, que trazem detalhes do trabalho que envolveu servidores das duas instituições, assim como acadêmicos dos cursos de Geografia, Geologia e Relações Internacionais da UFRR. O projeto promoveu ações de caracterização, demarcação, registro e incorporação das ilhas fluviais localizadas nos rios Branco e Uraricoera.

As pesquisas iniciadas em 2010 pela SPU, contaram com a ajuda da UFRR em 2012. O superintendente da SPU/RR, Fábio Costa de Lima explicou que o objetivo do Projeto, nesta primeira etapa, é regularizar essas áreas e ressaltou que a UFRR foi uma grande parceira neste sentido. “O projeto visa, prioritariamente, a promoção da regularização fundiária de interesse social de famílias tradicionais ribeirinhas e de baixa renda, nas ilhas fluviais destes rios. Nós agradecemos a UFRR por nos ajudar e ir além, pesquisando e levando conhecimento sobre um assunto tão importante”, disse.

Professor do curso de Geografia, Antônio Veras, que coordenou o projeto pela UFRR, destacou que as 52 ilhas fluviais foram devidamente identificadas, mapeadas e estudadas. “Este é um projeto pioneiro em Roraima que permitirá novas pesquisas científicas, revelando a aplicação de políticas públicas voltadas para estas populações e valorizando o patrimônio da União”, relatou Veras.

O reitor da UFRR, professor doutor Jefferson Fernandes destacou que a UFRR sempre se comprometerá em pesquisas que contribuam para o desenvolvimento do Estado. “A função da Universidade é produzir informação de qualidade, e nesse sentido, sinto que cumprimos a tarefa. Por isso, parabenizo a todos que participaram do projeto e se empenharam para ampliar conhecimentos sobre uma área tão importante para a região norte e, com certeza, para nosso Estado”, disse.

registrado em:
Fim do conteúdo da página