Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

UFRR presidirá comissão que vai discutir mestrado em Gestão de Terras Indígenas

Published: Friday, 06 May 2016 12:57 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:15

O Ministério da Educação pretende criar um mestrado em Gestão de Terras Indígenas. Para discutir como implementá-lo, vai criar uma comissão de reitores e representantes do Governo Federal e organizações ligadas ao setor. O reitor da Universidade Federal de Roraima, professor Jefferson Fernandes, será o presidente desta comissão.

O mestrado, explica o reitor, será direcionado a alunos de origem indígena ou que morem em terras indígenas demarcadas e homologadas. A intenção é que o curso seja ofertado na Universidade Federal de Roraima.

A presidência da comissão foi um dos resultados de várias atividades das quais o reitor participou nos dias 4 e 5 de maio em Brasília. “Foram dois dias com muitas ações políticas importantes e produtivas para a UFRR”, afirma.

Entre elas está uma reunião com o ministro das Comunicações, André Peixoto Figueiredo Lima, para discutir a liberação de recursos que possibilitem a compra de uma unidade móvel de transmissão jornalística. O equipamento reforçará o trabalho da equipe do Núcleo de Rádio e TV da UFRR.

Ministro das Comunicações, André Peixoto Figueiredo Lima, e o reitor da UFRR Jefersson Fernandes

Jefferson  Fernandes também conversou com diretores da Empresa Brasil de Comunicação, que gere as emissoras de rádio e televisão públicas federais, e reafirmou o termo de compromisso entre a EBC e a UFRR para continuar produzindo material jornalístico para a rede nacional.

Já no encontro “Cultura e arte na educação: desafios e perspectivas”, organizado pelo Ministério da Cultura (MinC), reitor debateu estratégias para a implementação da Lei 13.278/16, sancionada na última segunda-feira (2/5), que tornou obrigatório o ensino de artes visuais, teatro e dança no currículo da educação básica.

Neste encontro também foram propostas estratégias de ação para o Fórum Nacional de Formação e Inovação em Arte e Cultura. Instituído por portaria publicada no Diário oficial da União (DOU) em dezembro de 2013, o fórum tem o objetivo de articular e congregar as instituições de ensino superior e técnicas brasileiras para a formação artística, cultural cidadã e crítica (Saiba mais sobre o encontro e a lei clicando AQUI).  

Nesta viagem, o reitor fez reuniões com dois deputados federais. Um deles foi Édio Lopes, com o qual foi discutido a destinação de emendas orçamentárias que garantam aos professores e alunos da UFRR condições logísticas e infraestruturais de realizar projetos  agropecuários em terras indígenas do Estado.
Com a deputada Maria Helena Veronese o reitor discutiu e recebeu a confirmação da parlamentar de que terá apoio nas demandas da Universidade para obter autorização de novos concursos públicos na área administrativa.

registrado em:
Fim do conteúdo da página