Perfil socioeconômico do Vestibular 2016 demonstra que candidatos buscam ensino de qualidade na UFRR
A Pró-reitoria de Ensino e Graduação da Universidade Federal de Roraima (PROEG/UFRR) divulgou o perfil socioeconômico dos candidatos aprovados no vestibular 2016. A pesquisa demonstra que 40% dos alunos escolheram a UFRR pelo ensino de qualidade.
Outras razões para os candidatos escolherem a instituição foram a gratuidade (23%) e a melhor aceitação no mercado (15%).
“Recebemos esses dados com muita alegria. Termos índices como 40% de alunos que vão ingressar na UFRR buscando um ensino de qualidade e, ainda, 15% pela melhor aceitação do mercado, demonstrando que temos 55% de plena aprovação na qualidade e na capacidade da instituição de fornecer bons profissionais para o mercado da região”, destacou o professor doutor Américo Lyra, reitor em exercício.
Segundo a pesquisa, dos 756 alunos ingressantes nos semestres 2016.1 e 2016.2, 43% têm entre 18 e 21 anos e 85% são solteiros. O levantamento revelou ainda que 60% dos calouros são naturais de Roraima, sendo 95% residentes do Estado.
Além disso, o perfil mostra que 76% dos aprovados são provenientes de escola pública e 65% não cursaram pré-vestibular. Para a pró-reitora de Ensino e Graduação, Lucianne Vilarinho, este resultado mostra a contribuição da UFRR para a formação da sociedade roraimense.
“É importante que a comunidade acadêmica conheça seu alunado, sabendo quem são, de onde vêm e o que buscam. Por isso, a pesquisa se faz importante. E o fato de termos muitos alunos advindos da escola pública demonstra que a UFRR tem atendido à demanda social do Estado e está ajudando no desenvolvimento da sociedade”, afirma a pró-reitora.
“Ver que a maioria dos alunos são naturais de Roraima e residentes do Estado, reafirma a importância da UFRR para a região. E ter a maioria provenientes de escola pública é um grande diferencial, sendo uma das poucas instituições que consegue oportunizar chances para pessoas que não vêm de escolas particulares”, completa o reitor Américo Lyra.
Entre os aprovados, 62% se consideram pardos, 22% brancos, 10% negros, 4% indígenas e 3% amarelos. Entre os aprovados, 4% (34 candidatos) possui algum tipo de deficiência.
Clique aqui para ver o resultado completo da pesquisa.
Redes Sociais