Reitor participa de seminário e reunião da Andifes
O reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), professor doutor Jefferson Fernandes participou nesta quarta e quinta-feira (13 e 14) do Seminário Andifes e da reunião ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília (DF). Ao todo, 63 reitores de instituições federais de ensino superior participam do Conselho.
No primeiro dia (13), os reitores participaram do Seminário Andifes sobre Base Nacional Comum Curricular. A mesa foi moderada pela presidente da instituição, reitora Maria Lucia Cavalli Neder. Foram expositores o secretário Manuel Palácios da Cunha e Melo (SEB/MEC); conselheiro José Fernandes de Lima (CNE); coordenador Fabiano Farias de Souza (Consed) e a professora Vigínia Maria Pereira de Melo (UNDIME).
O Seminário também abordou o tema PDU – Um novo modelo de financiamento das Universidades Federais. A reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz mediou a mesa. Como expositores estavam: secretário Jesualdo Pereira Farias (SESu/MEC); reitor Anísio Brasileiro de Freitas Dourado (UFPE); reitor Orlando Afonso Valle do Amaral (Comissão de Orçamento/UFG); reitor Paulo Márcio de Faria e Silva (CPRH/UNIFAL); reitor Roberto Leher (UFRJ); e o secretário executivo Gustavo Balduino (Andifes).
O reitor destacou que durante a explanação sobre o PDU (Plano de Desenvolvimento das Universidades) foi pontuado o novo modelo de financiamento das universidades federais. “Hoje, 80% do financiamento do modelo vigente é focado no estudante de graduação e, como é um modelo matemático que distribui recursos, ele não observa, por exemplo, as especificidades da UFRR ou da UFRGS. Então a discussão foi nessa linha de que esse modelo precisa ser reajustado de acordo com as especificidades regionais”, frisou.
Reunião Ordinária – Durante a reunião ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizada nesta quinta (14), em Brasília, com reitores de Universidades Federais, foi debatido o agravamento da conjuntura sociopolítica e econômica brasileira, culminando em uma nota a favor da democracia e em outra pela autonomia das universidades.
Acesse as notas na íntegra:
Redes Sociais