Professor da UFRR lança livro sobre ciberativismo na Amazônia
O jornalista Avery Veríssimo, professor do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Roraima, lança no próximo 19 de abril o livro “Índio na Rede: Ciberativismo e Amazônia”. A obra será apresentada pela editora Novas Edições Acadêmicas na cidade alemã Saarbrücken.
Conforme o autor, Índio na rede é baseado numa longa história de intimidação e institucionalização da violência contra indígenas na Amazônia brasileira, especificamente no Estado de Roraima.
A obra analisa o tensionamento político internacional entre ativistas do Brasil, Alemanha, Bélgica, Holanda e Itália e mostra como o racismo, as disputas fundiárias, a omissão das autoridades e as tecnologias de comunicação ajudaram a criar um ambiente social desfavorável para os povos originários da Amazônia.
A pesquisa também aponta como discursos de grupos políticos conseguem modificar conteúdos históricos e difamar sociedades distantes do ambiente tecnológico e até mesmo ágrafas, escreve Avery.
O livro pode ser adquirido no site More Books. A partir de maio estará disponível também na loja online Amazon.
PERFIL - Avery Veríssimo foi repórter na Gazeta Mercantil e Última Hora, editor-chefe do Jornal Monte Roraima e free-lancer em diversos jornais e revistas do Brasil. É mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e professor de Cibercultura na Universidade Federal de Roraima.
Redes Sociais