Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Reitor da UFRR reúne-se com professora de Portugal e com comitiva da UEA

Published: Wednesday, 23 March 2016 09:11 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:15

O reitor da UFRR, Jefferson Fernandes e o vice, Américo de Lyra, conversaram sobre processos de internacionalização no ensino superior com a professora Isabel Pires de Lima, da Universidade de Porto (Portugal) e com uma comitiva da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), composta pelos professores Otávio Rios Portela e Verônica Prudente. A reunião ocorreu nesta terça (22), na sala da Reitoria.
Professora Isabel participará de eventos acadêmicos e culturais durante esta semana, organizados pelo grupo de pesquisa em Estudos de Literaturas e Identidades da Universidade Federal de Roraima (GPELId/UFRR) e a Cátedra Amazonense de Estudos Literário e da Cultura (Cael-UEA).
Na reunião, foi destacada a importância da internacionalização da UFRR, considerando a experiência da Universidade do Porto em projetos desta natureza. Professora Isabel destacou que há uma demanda pelo ensino/aprendizado da língua portuguesa em vários países. "No Porto, desenvolvemos licenciaturas internacionais. Por exemplo, estamos cientes da presença das línguas orientais em Portugal e vice-versa. Temos doutorandos estudando em muitos países europeus", disse professora Pires. "A Universidade do Porto é a mais internacionalizada da Europa. No Brasil, a liderança é da Universidade de São Paulo (USP)", afirmou professor Otávio Rios.
O reitor destacou que a UFRR precisa oferecer este acolhimento para professores que participam de eventos na Universidade e a presença em Roraima de professores da Universidade do Porto é um momento rico de troca de experiências, uma vez que esta é uma instituição que tem prestígio internacional. Participaram da reunião, a coordenadora de Relações Internacionais da UFRR, professora Danielle Trindade, os técnicos da CRINT, Débora Brito e Éder Rodrigues e das professoras Cátia Wankler e Leonor Nora Fabian Branez (CCLA).

registrado em:
Fim do conteúdo da página