Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Reitor Jefferson Fernandes participa de discussões na Andifes, Secadi e Santander

Published: Wednesday, 23 March 2016 04:59 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:15

Ao assumir a reitoria da UFRR, em cerimônia realizada no dia nove de março em Brasília (DF), com a presença do ministro de Educação, Aloísio Mercadante, o reitor Jefferson Fernandes cumpriu extensa agenda em Brasília (DF) e em Belém (PA). “Nesta primeira semana de trabalho à frente da nossa instituição, tivemos o compromisso de participar de encontros importantes para a UFRR, incluindo uma agenda com a presidente Dilma Rousseff que tratou de temas de nosso interesse”, destacou professor Jefferson.

Reunião com a presidente - O primeiro compromisso após a posse foi um encontro com a presidente e com 60 reitores das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) na sexta-feira, (11). No encontro, a presidente discutiu uma agenda propositiva para as IFES para os próximos 10 anos, reafirmando que não haverá cortes adicionais ao orçamento da educação. “Há uma intenção de preservar os investimentos nas universidades, de modo a manter os ganhos quantitativos e qualitativos conquistados até agora. Por isso, se a crise continuar, outras medidas econômicas serão tomadas, para que não tenhamos que realizar cortes no orçamento”, disse a presidente.

Transmissão de cargo – A cerimônia de transmissão de cargo de reitor agendada no dia 11, no Centro Amazônico de Fronteira (CAF) foi transferida para dia 12 em virtude da reunião de emergência com os reitores da IFES, assim como a posse do vice-reitor e a nomeação dos novos pró-reitores da UFRR.

ANDIFES - O reitor Jefferson Fernandes também esteve presente na reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais (ANDIFES), no dia 15 de março de 2016. Na reunião entre os reitores, estava em pauta a discussão sobre crise política e econômica no País, na qual foram analisados os indicadores de retenção e evasão de cursos de graduação nas IFES. No final, os reitores se posicionaram sobre a situação política no Brasil, ressaltando em carta a preocupação com a apuração das denúncias de corrupção, defendendo os princípios republicanos presentes na Constituição Federal.   

SECADI – O reitor esteve em reunião na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Na pauta, foi discutida a criação de uma rede de ensino superior indígena que permitirá a implantação de iniciativas para inclusão do ensino médio e superior, incluindo ações de mobilidade estudantil.

O objetivo da Secadi é contribuir para o desenvolvimento inclusivo dos sistemas de ensino, voltado à valorização das diferenças e da diversidade, à promoção da educação inclusiva, dos direitos humanos e da sustentabilidade socioambiental, visando à efetivação de políticas públicas transversais e intersetoriais.

Santander –O reitor da UFRR também participou, no dia 17 de março, na Universidade Federal do Pará (UFPA) da cerimônia alusiva à entrega do prêmio Santander empreendedorismo sustentável do Programa Amazônia 2020. Os projetos submetidos foram na modalidade “empreendedorismo” ainda em 2015 e premiados este ano. Os prêmios foram destinados exclusivamente à Amazônia legal como forma de incentivar projetos oriundos da região. Esta viagem foi custeada pelo Santander.

registrado em:
Fim do conteúdo da página