Professor da UFRR lança obra literária ilustrada com temática ambiental
“Memória de voos rasos e gravidades” de Simão Farias Almeida tem um pássaro que narra a resistência e a superação de seus antepassados e conterrâneos enquanto tenta escapar de uma catástrofe ambiental. “Trato a obra como um trailer ecológico, pois as memórias do narrador e de outras aves são entrelaçadas por conflitos e perigos em situações rápidas envolvendo sobrevivência e tensão psicológica”.
O lançamento será no sábado, 19 de março, às 18h, na papelaria Papel Jornal, localizada na avenida Santos Dumont. “Memória de voos rasos e gravidades” (2016, 44 páginas) custa R$ 30.
O texto é ilustrado pelo paraibano Jorge Trujillo. “Discutimos as ilustrações para que houvesse um tom poético nelas. Uma obra para todas as idades sobre a preservação ambiental”, destaca Simão, apreciador da associação entre prosa, poesia e conscientização. Segundo as professoras Ana Lucia e Neide Medeiros, autoras de prefácios no livro, ele é poético e filosófico ao conter metáforas e reflexões acerca do destino do planeta.
Simão Farias já publicou poemas, contos e roteiros de cinema. “Memória” é seu sétimo livro e o terceiro de produção ficcional. Ele é professor do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Roraima (UFRR) há 12 anos.
Redes Sociais