UFRR Digital - Instituição lança projetos de tecnologia da informação para comunidade acadêmica
Por Gersika Nascimento
Com a finalidade de oferecer mais mobilidade e inclusão, a reitora da Universidade Federal de Roraima (UFRR), professora doutora Gioconda Martínez lançou, nesta segunda-feira (22), a rede Wi-Fi, o aplicativo UFRR Mobile e a página em inglês da instituição.
O evento, realizado no Parlatório, também contou com a participação do coordenador do Curso de Ciências da Computação, professor Luciano Ferreia; do diretor da Diretoria de Tecnologia da Informação, Luciano Oliveira; da coordenadora de Comunicação Social da UFRR, professora Sandra Gomes; da intérprete da instituição, Laudelina Cruz; e dos empresários Reginaldo Pontes e Ricardo Vallino, das empresas Lanlink e Cisco, respectivamente.
A reitora anunciou ainda que a internet de 20 megabytes da RNP disponível para os órgãos federais de Roraima será ampliada para um gigabyte, o que vai melhorar consideravelmente o alcance e a velocidade da conexão.
“Costumava dizer que vivíamos em uma ‘agonia’ digital. Com esses investimentos da UFRR para instalação da rede wi-fi damos mais mobilidade aos nossos alunos e servidores, que poderão usar também o aplicativo no local que estiverem. A página inglesa da instituição coloca a UFRR no contexto internacional, segue as normas padrão do Governo Federal e insere os alunos estrangeiros ainda mais na instituição”, frisou Gioconda.
A rede Wi-fi visa atender 100% dos prédios da instituição. O sistema faz parte do projeto de implantação de solução de acesso a rede sem fio de internet executado pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). A instalação dos equipamentos iniciou em dezembro de 2015. Para executar o projeto, a UFRR adquiriu três controladoras e 500 access points (equipamentos responsáveis pelo gerenciamento e disponibilização do serviço).
Os pontos de acesso cobrirão prédios nos três campi: Cauamé, Murupu e Paricarana, contemplando ainda o Núcleo de Rádio e TV Universitária (NRTU) e o Espaço de Cultura e Arte União Operária. O projeto teve início em 2013 e foi uma iniciativa estratégica da UFRR, conforme ação prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2011-2016.
Utilização - A rede será destinada ao uso de toda a comunidade universitária como forma de contribuir com as atividades acadêmicas. Dessa forma, facilita o acesso para o usuário que utiliza dispositivos móveis na instituição.
O projeto contou com a aquisição de equipamentos de alta performance. A autenticação para docentes e técnicos se dará por meio de login e senha já utilizados nos sistemas SIG. Para os discentes, a autenticação será a mesma utilizada no sistema acadêmico.
App – O aplicativo UFRR Mobile foi desenvolvido por alunos do curso de Ciências da Computação e disponibiliza o mapa da instituição e a agenda telefônica com os números de todos os setores. Durante a solenidade o professor Lucinao Ferreira e os alunos explicaram o funcionamento do aplicativo e apresentaram as novas ferramentas que estão sendo desenvolvidas para incrementar o software.
De acordo com os responsáveis pelo projeto, o aplicativo disponibilizará também Comunicação com a Ouvidoria, Gerenciador e transferidor de arquivos, gerenciador de horários de aulas e gerenciador de notas de disciplinas cursadas. A atualização está disponível em breve.
O download do programa pode ser feito gratuitamente na Play Store de aparelhos com sistema Android.
Página inglês - O objetivo do site é melhor atender ao público estrangeiro que já é aluno regular e também aos futuros, bem como, apresentar a UFRR como uma instituição superior de referência em internacionalização no Estado para o público internacional. Esta iniciativa oportunizará a inserção, de uma forma mais eficaz, do aluno estrangeiro na realidade acadêmica local.
Para ter acesso à página, basta clicar na bandeira inglesa, localizada na parte superior direita da página da UFRR.
Redes Sociais