Sobre as últimas publicações a respeito da comida servida no Restaurante do campus Paricarana
A UFRR informa que em relação a denúncias de infecção alimentar sofrida por alunos após consumir a comida do Restaurante universitário, não há nenhuma notificação oficial ou laudo médico que ateste que a infecção alimentar tenha sido efetivamente causada por alimentos do Restaurante Universitário do campus Paricarana.
Assim, considerando que a ampla maioria dos alunos que se alimentaram no mesmo dia (28.01.2016) no restaurante não apresentaram nenhum sintoma parecido, a UFRR não trabalha com um quadro de intoxicação alimentar. No entanto, ciente da gravidade do fato, não foge a sua responsabilidade de acompanhar, fiscalizar e exigir o cumprimento dos cuidados com a alimentação servida.
A instituição afirma sua postura de fiscalização e acompanhamento constante em relação ao cumprimento das exigências contratuais e normas de higiene e confecção dos alimentos, conforme o Manual de Boas Práticas da produção de refeições, bem como do termo de referência que rege o contrato N° 10/2014, firmado entre a UFRR e a empresa prestadora de serviço.
A Divisão de Moradia e Restaurante Universitário (DMRU/UFRR) orienta a empresa responsável pela execução do serviço de forma a respeitar os parâmetros técnicos sanitários, bem como as demandas nutricionais
De acordo com ofício enviado, o gestor de contrato da UFRR, nutricionista Igor Calazans Duarte de Menezes, exige que a “efetivação das recomendações será confirmada com constantes fiscalizações, para adequação de cada item, sendo passíveis de multas e sanções nos casos previstos no projeto Básico”. A fiscalização e acompanhamentos têm sido realizados de forma constante e sistemática pelo nutricionista e gestor de contrato da UFRR.
Público atendido - Os restaurantes universitários atendem uma média de 1.300 alunos por dia. No campus Paricarana, cerca de 1000 refeições são servidas diariamente. Os três restaurantes universitários da UFRR atenderam, entre janeiro e outubro do ano passado, mais de 5.000 alunos. Estes tiveram direito a subsídios parciais ou totais no pagamento das refeições. Neste período foram servidas mais de 140 mil refeições nos restaurantes dos três campi da UFRR. Para fiscalizar e orientar o preparo dos alimentos, os restaurantes contam com o trabalho de um nutricionista e seis fiscais.
A Universidade Federal de Roraima considera o Restaurante Universitário um importante instrumento de política de permanência estudantil, priorizando o atendimento a esta demanda do corpo discente através de financiamentos específicos para o setor.
ARROZ - Com relação ao relato de um aluno que encontrou larvas no arroz, a Divisão de Moradia e Restaurante Universitário (DMRU/PRAE/UFRR) exigiu a correção do problema. A Comissão em seu último documento apresentado à empresa responsável pelo RU/UFRR, em 26/01/2016, fez recomendações e cobranças acerca do cumprimento das exigências contratuais, que estabelecem variação no cardápio, oferta de todos os itens constantes no cardápio diário de refeições, bem como pessoal suficiente para o atendimento.
Em resposta ao Ofício enviado, a empresa fornecedora de alimentos informou que foi identificado um lote do produto com problemas de qualidade e o alimento foi imediatamente descartado. A empresa afirma ainda que o acondicionamento dos alimentos foi revisto, inclusive reduzindo a quantidade na compra de mantimentos destinados ao restaurante, de forma a descartar a possibilidade de novas ocorrências do tipo, conforme explicações do dono da empresa.
Para garantir as boas condições de consumo e evitar a contaminação dos alimentos, a empresa garante a adoção de medidas de cuidados. Além de ter boa procedência e excelentes condições de higiene durante a manipulação, é dada devida atenção ao armazenamento dos alimentos.
Segundo o nutricionista da empresa que serve os três restaurantes, Joel Brito, a alimentação servida segue as normas da Vigilância Sanitária e também o manual de boas práticas da alimentação, que incluem serviço de limpeza no ambiente, acondicionamento dos alimentos, e várias outras normas necessárias.
Para evitar a contaminação dos alimentos, além de ter boa procedência e condições de higiene durante a manipulação, é dada devida atenção ao armazenamento dos alimentos e a fiscalização é constante
CARDÁPIO - A DMRU/UFRR orienta e fiscaliza com frequência a empresa para que não falte nenhum dos itens do cardápio mínimo e mantenha a quantidade de comida suficiente para suprir a demanda de todos os usuários.
As refeições servidas nos restaurantes variam todos os dias, conforme previsão contratual. Além dos itens do cardápio mínimo (arroz, feijão, farofa e macarrão), são servidos dois ou três tipos de carne e dois tipos de saladas. Para atender às necessidades dos usuários vegetarianos e veganos, estes podem se servir duas vezes das saladas.
Um dos cuidados é com a preparação dos alimentos, bem como seu valor nutricional. Tais cuidados envolvem variedade e diversidade nos alimentos, além de atenção aos teores de gordura.
Para atender essa demanda, a empresa conta com um quadro de 34 profissionais trabalhando nos restaurantes da UFRR.
A DMRU/UFRR orienta e fiscaliza com frequência a empresa para que não falte nenhum dos itens do cardápio mínimo e mantenha a quantidade de comida suficiente para suprir a demanda de todos os usuários
Redes Sociais