Alunos estrangeiros conseguem bom desempenho no exame Celpe-Bras
Dentre as diversas ações relacionadas à internacionalização do ensino, uma é de importância fundamental para a Universidade Federal de Roraima (UFRR): facilitar a adaptação dos alunos estrangeiros ao cotidiano do Brasil. Para isso, a instituição investe na oferta de curso de português para os estudantes estrangeiros. Além de facilitar a comunicação com professores e colegas de sala, a iniciativa visa prepará-los para que obterem sucesso no exame de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras).
Desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação (MEC) e aplicado em Roraima pela UFRR, é o único certificado de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente pelo governo do Brasil.
Os resultados da última prova foram publicados no Diário Oficial da União do dia 14/12/2015 e demonstram o bom desempenho dos alunos que realizaram o curso na UFRR.
De acordo com o professor Alberto Castro, coordenador da Coordenadoria de Relações Internacionais (Crint), esses resultados são ainda mais positivos para aqueles estudantes vinculados aos programas de intercâmbio Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC) e Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), dos quais a UFRR é signatária. Dos 28 que fizeram o exame, 21 foram classificados nos níveis intermediário, intermediário superior e avançado.
As boas classificações são fruto de um trabalho conjunto da Crint e o Núcleo de Estudos de Línguas e Literaturas Estrangeiras (Nucele), que oferta gratuitamente um curso de português com duração de oito meses para todos os alunos estrangeiros que pretendem realizar graduação e pós-graduação na UFRR.
“É gratificante perceber que num período relativamente curto, estudantes de mais de 15 diferentes nacionalidades, mediante imersão na língua portuguesa, conseguem aprovação no exame Celpe-Bras e, desta forma, garantem vagas para realizar cursos superiores na nossa instituição”, diz o professor Alberto Castro a respeito da importância desta ação da UFRR.
Em fevereiro deste ano, a Universidade vai receber outros 70 alunos de diversos países. Assim como seus antecessores, todos terão direito aos cursos gratuitos de português ofertados pela instituição.
Redes Sociais