Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Fundação Ajuri realiza lançamento do CD Roraimeira 30 anos hoje (18/12)

Published: Friday, 18 December 2015 04:58 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:15

Fundação Ajuri entrega CD comemorativo ao Trio Roraimeira nesta sexta-feira (18), às 16h, no Parlatório da UFRR.

O CD foi gravado ao vivo no CAF/UFRR em novembro do ano passado para comemorar 30 anos de atividade cultural do Trio Rorameira, formado pelos cantores e compositores Eliakin Rufino, Neuber Uchôa e Zeca Preto.

A Fundação Ajuri, patrocinadora do show e do CD, homenageia o Trio Roraimeira e contribuiu para a preservação da memória musical de Roraima. A tiragem simbólica de apenas 600 exemplares agrega ao CD Roraimeira 30 anos, uma aura de raridade e  de peça para colecionadores.

O Trio Roraimeira, em parceria com artistas da fotografia, dança, literatura e artes plásticas são os responsáveis pela criação do chamado Movimento Roraimeira que produziu ao longo destes 30 anos uma coleção de obras de arte, em todas as linguagens, voltadas para a construção e o fortalecimento da identidade cultural do povo roraimense.

Eliakin Rufino é cantor, compositor, produtor cultural, professor e poeta. Já publicou 10 livros de poesia e lançou 05 CDs solos com suas composições. Seu poema Cavalo Selvagem foi tombado como patrimônio cultural de Roraima em 2008. Faz shows e participa de eventos no Brasil e em outros países e é autor, entres outras,  da música Pimenta com Sal.

Neuber Uchôa é cantor e compositor, já lançou mais de 10 discos com suas composições. Mantém em pleno funcionamento, na avenida  Ville Roy,  a Casa do Neuber, um espaço cultural destinado a expor a produção artística local e amazônica, especialmente a música. Sua composição mais conhecida é Casinha de abelhas.

Zeca Preto é cantor, compositor e poeta. Já publicou dois livros de poesia e lançou mais de 10 discos com suas composições.  A palavra Rorameira é uma invenção sua e serviu para nomear a música, o show e mais tarde todo o movimento cultural. Recentemente a música Roraimeira foi oficialmente reconhecida como Hino informal de Roraima. Em parceria com Neuber Uchôa é autor do maior sucesso da música local: Makunaimando.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página