UFRR vai implantar novo sistema de gestão acadêmica
A partir de dezembro a Universidade Federal de Roraima vai implantar mais um módulo do Sistema Integrado de Gestão (SIG): o SIGAA, responsável pela gestão das atividades acadêmicas. A ferramenta vai garantir maior agilidade aos procedimentos administrativos da área acadêmica da Instituição. A aquisição é resultado de um convênio firmado com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
A partir da implantação, os estudantes da UFRR poderão acessar suas informações acadêmicas em qualquer lugar, inclusive em smartphones. Assim como realizar matrícula e trancamento de curso online; obter histórico escolar e outros documentos.
As coordenações dos cursos também terão benefícios. As informações que os coordenadores de curso postarem no sistema passarão a compor automaticamente a página das graduações, tais como: disciplinas, professores, ementas, alunos matriculados, dentre outros.
O sistema traz os seguintes módulos: graduação, pós-graduação (stricto e lato-sensu), ensino técnico, ensino médio e infantil, submissão e controle de projetos e bolsistas de pesquisa, submissão e controle de ações de extensão, submissão e controle dos projetos de ensino (monitoria e inovações), registro e relatório das produções acadêmicas dos docentes, atividades de ensino a distância e um ambiente virtual de aprendizado denominado Turma Virtual.
O diretor de tecnologia da Informação, Luciano Oliveira, avalia que a implantação do SIGAA representa a consolidação do sistema SIG. “Nossos processos ganharam muita agilidade desde o início da utilização dos sistemas SIPAC (Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos) e SIGRH (Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos). Agora, teremos um avanço ainda maior. Iremos atender os interesses de toda a comunidade acadêmica”, afirmou.
Treinamento - Neste mês, a DTI iniciou uma série de treinamentos do módulo de Graduação do SIGAA. Os treinamentos ocorrem no período de 16 de novembro a 4 de dezembro.
Durante o período, são treinados alunos, professores, gestores, diretores de centro, coordenadores e técnicos, para prepará-los para utilização do sistema.
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