TV Universitária exibe dois programas de cinema neste sábado (31)
A programação da TV Universitária de Roraima (Canal 2) deste fim de semana será dedicada ao cinema regional e nacional. No dia 31 de outubro, sábado, serão exibidos dois programas locais: o Curta Cinema e o Cinema Livre. Curta Cinema é um programa de debate sobre cinema e estreará às 12 horas. Cinema Livre exibe filmes e vai ao ar logo em seguida, às 13 horas.
A programação com debates e exibição de filmes começa às 12 horas
Curta Cinema
A edição de estreia do programa Curta Cinema é apresentada pelo jornalista Pablo Felippe e foi gravada em Boa Vista durante o projeto SESC Amazônia das Artes, em maio deste ano. Serão exibidos debates realizados nas mesas redondas com artistas, cineastas, documentaristas, professores e estudantes, além de entrevistas e trechos de filmes discutidos.
Serão debatidos temas como política cultural audiovisual, leis de incentivo, fomento ao cinema local, estética e análise fílmica, globalização e autorrepresentação. O programa é uma parceria entre a TV Universitária e Serviço Social do Comércio (SESC/RR).
Cinema Livre
O programa Cinema Livre estreou em abril deste ano e veicula filmes de produtores independentes, da Região Norte e de domínio público. Já exibiu os documentários e filmes ficcionais de diretores como Éder Rodrigues, JPavani, Luiz Cláudio C. Duarte e Alex Pizano. Nesta edição, vão ao ar em sequência dois filmes infantis: No Meu Tempo (documentário, 2015, 10 min.) e A Patrulha do Xixi no Banho (ficção, 2011, 9 min.).
No Meu Tempo
Com dez minutos de duração, o documentário No Meu Tempo retrata a rotina da infância contemporânea, contrastada com a rotina da infância de seus pais, a influência da internet na vida das crianças e as novas formas de entretenimento.
Ficha técnica:
Direção e Produção: Marcelo Anderson Nogueira, Vitória Barreto
Pós-Produção: Marcelo Anderson Nogueira
Som direto: Claudiane Minotto, Gabriela Guimarães
A Patrulha do Xixi no Banho
Produzido em 2011 pelo Núcleo de Criação de Conteúdos Audiovisuais da Universidade Federal de Goiás (Nucca-UFG), o filme A Patrulha do Xixi no Banho foi realizado por meio do edital ‘Faça Seu Curta Tela Brasil: Ideias para sustentar o mundo’, com apoio da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel).
Sinopse:
Em uma tarde qualquer, o plano mirabolante do EITA (Esquadrão Invencível da Traquinagem Atômica) está prestes a ser colocado em ação: fazer xixi no banho e ajudar a salvar o planeta. O ato pode parecer nojento para a maioria, mas não para Samuel, Bruninho, Júlia, Maria Tereza e Luis Felipe.
Em um mundo onde o real e o imaginário se confundem, é difícil distinguir também o que é ‘sério’ e o que é ‘brincadeira’. A Patrulha do Xixi no banho adota diversas ações para convencer seus amigos e familiares dos benefícios ambientais de fazer xixi no ralo. Os personagens partem para uma tática de ‘guerrilha’ que toma proporções globais, despertando o interesse de pessoas de todo o mundo, até de personalidades públicas.
Redes Sociais