Aumenta número de grupos de pesquisa da UFRR
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) publicou no mês de setembro os resultados do Censo 2014 do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. Conforme o levantamento, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) apresentou aumento no número de grupos, que passou de 64 para 101 grupos de pesquisa certificados e atualizados.
“O aumento é um reflexo da qualificação e compromisso dos professores na pesquisa, de mais professores com título de doutor e mais aquisição de material”, ressalta o diretor de pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFRR, Eliel Farias.
No Brasil, houve aumento de 28,7% no índice geral. Na UFRR esse percentual foi de 55,38%, quase o dobro da média nacional. A área que mais apresentou aumento foi o de Ciências Exatas e da Terra, com 30 grupos. No Censo de 2013 contava com apenas 13.
Farias observou que os grupos de pesquisas estão bem distribuídos dentro da extensão. As pesquisas são desenvolvidas nas áreas de Ciências Agrárias (11), Ciências Biológicas (06), Ciências da Saúde (12), Ciências Exatas e da Terra (30), Ciências Humanas (25), Ciências Sociais Aplicadas (06) e Linguística, Letras e Artes (11).
Para o diretor, esse resultado é muito significante para a UFRR, uma vez que para receber o certificado é necessário cumprir uma série de requisitos. Um deles é que o líder do grupo tenha o título de doutor.
Essa é a décima edição do Censo, que apresenta 35.424 grupos, localizados em 492 instituições, totalizando 180.262 pesquisadores e aproximadamente 307 mil estudantes de graduação e pós-graduação. Do total de pesquisadores, 116.427 são doutores, o que equivale a 65% dos pesquisadores.
RECURSOS
Nos últimos oito anos, a Universidade tem recebido bastante incentivos para a área da pesquisa. Foram R$ 10,95 milhões em recursos de parcerias com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), com o Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) de convênios da Suframa-INDT (Instituto Nokia de Tecnologia) e por meio de editais.
Redes Sociais