Andifes promove 9º Encontro de Assessorias de Comunicação das Universidades Federais
Durante três dias, de 24 a 26 de setembro, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) reuniu assessores de comunicação das universidades federais de todo o país para discutir comunicação pública. Os debates ocorreram na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em Santarém, durante o 9º Encontro de Assessorias de Comunicação das Universidades Federais.
O encontro representou a oportunidade dos coordenadores de comunicação trocarem experiências e debaterem temas que envolvem a dinâmica da informação dentro e fora das instituições.
Palestras - A mesa de abertura teve a participação do coordenador de comunicação em ciência e tecnologia da Embrapa, Jorge Duarte, que discorreu sobre gerenciamento de crise. O mesma tema, com outro enfoque, foi abordado pelo assessor de imprensa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Jean Souza.
No mesmo dia houve mesas sobre divulgação científica, com palestras do diretor do departamento de popularização e difusão da ciência e tecnologia do MCTI, Douglas Falcão e da coordenadora do laboratório de comunicação multimídia do Museu Paraense Emílio Goeldi, Joice Santos.
O pró-reitor Tomás Dias Sant´Ana, presidente do Fórum de Pró-reitores de Planejamento e Orçamento das Universidades Federais (FORPLAD), falou sobre o tema orçamento das universidades.
O segundo dia de atividades começou com a palestra da jornalista Sabine Righetti, organizadora do Ranking Universitário Folha (RUF). Sabine explicou como a Folha adaptou as avaliações para aplicação nas universidades brasileiras.
A reitora da UFOPA, Raimunda Monteiro também palestrou. Ela falou sobre os desafios de implantação de uma universidade interiorizada. Fixação de doutores e acesso à banda larga foram alguns dos entraves apontados. O coordenador de comunicação da Universidade Federal do Cariri (UFCA), professor Anderson Sandes, reforçou o debate falando sobre a experiência de trabalho da comunicação nestas universidades recém-criadas e interiorizadas.
A última mesa de palestrantes recebeu dois especialistas em mídias sociais, Daniel Medeiros, coordenador de comunicação digital da Embrapa e Paulo Cesar Santos, chefe do núcleo de mídias sociais da Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados.
Relato de experiências - Além das palestras, durante toda a programação do evento houve mesas de relatos de experiências das assessorias das Universidades Federais. Doze universidades inscritas relataram projetos e desafios.
A UFRR foi representada pela coordenadora de comunicação, professora Sandra Gomes (UFRR). Ela falou sobre comunicação integrada e mostrou as mudanças no processo de comunicação com a implantação do novo site da instituição, seguindo os padrões do Governo Federal.
Também foram apresentados temas como mídias sociais, gerenciamento de crise e media training.
Relatório final - Durante o evento também foi divulgado o resultado da pesquisa Perfil dos Setores de Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior, organizada pelo publicitário Robério Nery (UNILAB).
O levantamento trouxe dados que auxiliarão na implantação de políticas públicas para os setores de comunicação das Universidades Federais e integrará o relatório final do encontro. O documento será formado por propostas surgidas durante os debates e entregue à Andifes.
A coordenação do evento contou com a participação de toda equipe de comunicação da UFOPA, sob a coordenação da relações públicas Karen Santos.
Redes Sociais