Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

UFRR realiza Curso Nacional de Auditorias e Ouvidorias do SUS

Published: Wednesday, 23 September 2015 16:57 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:14

A Universidade Federal de Roraima realiza o primeiro Curso Nacional de Qualificação de Auditorias e Ouvidorias do SUS, no prédio do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PROCISA/UFRR). O curso também está sendo desenvolvido nas regiões norte e centro-oeste do Brasil. Em Roraima, os participantes são servidores e representantes da capital e dos municípios, indicados pela Secretaria Municipal de Saúde.

O objetivo do curso é contribuir para a qualificação do Sistema Nacional de Auditoria e Ouvidoria do SUS, com vistas ao fortalecimento destas áreas estratégicas para a consolidação do Sistema Único de Saúde, além de atualizar o conhecimento dos auditores e ouvidores (nos temas Estado, sociedade, saúde e cidadania; auditoria e ouvidoria) e promover uma reflexão sobre a prática profissional e organização dos serviços de Auditoria e Ouvidoria no âmbito do SUS.

O curso é dividido em duas unidades de aprendizagem. A primeira ocorre até o dia 25 de setembro e conta com estudos sobre Estado, Sociedade, Saúde e Cidadania. A unidade de aprendizagem 2 será realizada com estudos específicos sobre Ouvidoria (com ouvidores do sus) e Auditoria (pela auditoria federal da região), e tem início previsto para o período de 19 a 23 de outubro.

Em Roraima, a coordenação estadual está sob a responsabilidade do prof. Dr. Calvino Camargo, diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFRR, o professor do Curso de Medicina da UFRR, e a secretaria executiva a cargo da técnica em assuntos Dalila Marques Lemos.

Segundo o Dr. Calvino Camargo, a proposta pedagógica contempla olhares, saberes e expertises de colaboradores oriundos de distintas instituições de ensino, bem como de profissionais que atuam nas ouvidorias e auditorias do SUS. “Este curso é importante para a Universidade Federal de Roraima e para os servidores, pois trata e influência diretamente nas ações estratégicas da saúde Estado”, afirmou Calvino.

A iniciativa é uma parceria entre a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), cuja a Universidade Federal de Roraima faz parte, a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP/MS) e a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz).

registrado em:
Fim do conteúdo da página