Acadêmicos de Enfermagem realizam atendimento ambulatorial na unidade de saúde da UFRR
Os alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Roraima (UFRR) estão realizando atendimentos ambulatoriais no Posto de Saúde da instituição, localizado no campus Paricarana. A atividade faz parte do Programa de Extensão Ambulatório Acadêmico de Enfermagem, coordenado pelo Curso.
Os alunos atendem a comunidade interna da UFRR, às segundas, quartas e quintas-feiras, das 14 às 18h. Entre os servidos ofertados estão: verificação de pressão arterial; verificação da glicemia capilar; cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC); orientações para pessoas com doenças crônicas: diabetes, hipertensão, etc.; agendamento de vacinas para adolescente e adultos; e palestras educativas em temas variados. As atividades são supervisionadas.
O Programa tem como objetivo subsidiar o conhecimento teórico/prático adquirido durante o período de formação acadêmica do aluno do Curso de Enfermagem através do ensino clínico na unidade de saúde da UFRR.
O ambulatório acadêmico de enfermagem proporciona a aproximação dos futuros enfermeiros e com a realidade local, vivenciada na unidade básica de saúde da UFRR, o qual será supervisionado por técnicos-administrativos - Enfermeiros, para o atendimento e oferta de serviços assistenciais básicos de enfermagem à clientela interna da universidade.
Com isto, o programa oferece assistência à saúde, com segurança e qualidade, realizando consultas de enfermagem e outros serviços de saúde já ofertados pela unidade, bem como propicia um espaço para ações preventivas, educativas, e ambiente favorável para a pesquisa e assessoria de assuntos da enfermagem.
Enfermagem - A UFRR oferta o Curso de Bacharelado em Enfermagem, aprovado em 05 de agosto de 2011, por meio da resolução nº 011-CEPE. O Curso faz parte do Centro de Ciências da Saúde, e tem como proposta formar profissionais capazes de atuar no cenário amazônico, espaço que oferece uma série de desafios, dentre os quais a fixação de profissionais identificados com a realidade local; cuja proposta metodológica de ensino aprendizado está centrada no aluno, conhecida com “Aprendizado Baseado em Problemas” (ABP).
Redes Sociais