Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Mário de Andrade é tema de programa da TV Universitária nesta sexta-feira (18/9)

Published: Friday, 18 September 2015 05:54 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:14

Criador do personagem Macunaíma, Mário de Andrade é tema do episódio desta semana do programa Mestres da Literatura, a ser exibido, no dia 18 de setembro, na TV Universitária de Roraima (Canal 2). De um total de 11 episódios, a cada semana, o programa aborda a vida e a obra de um grande escritor brasileiro. Já foram tema da série os escritores Graciliano Ramos, Lima Barreto e Guimarães Rosa.

Com duração de 30 minutos, Mestres da Literatura é veiculado todas as sextas-feiras, às 18h30, e apresenta depoimentos e leituras sobre escritores de diversas épocas e escolas literárias. A série encerrará no dia 30 de outubro, durante a Semana Nacional do Livro. Até lá, estão previstos episódios sobre escritores como Rachel de Queiroz, José Lins do Rego, Lygia Fagundes Telles, Machado de Assis e Carlos Drummond de Andrade.

Mário de Andrade – Um dos fundadores do modernismo brasileiro, Mário de Andrade é considerado o criador da poesia moderna no País, com a publicação do livro Paulicéia Desvairada, em 1922. O episódio revela como se deu a formação pessoal e acadêmica de um dos mentores da Semana de Arte Moderna de 1922. O programa fala ainda sobre o clássico Macunaíma, considerado um ‘espelho-crítica’ da formação do brasileiro.

Macunaíma – O personagem Macunaíma, criado por Mário de Andrade, é inspirado no mito indígena Makunaima, a partir de relatos do etnólogo alemão Theodor Koch-Grünberg, autor do livro ‘De Roraima ao Orinoco’, publicado em 1917. No começo do século XX, Koch-Grünberg realizou expedições pela Amazônia, registrando aspectos das culturas dos povos indígenas da região onde hoje ficam os Estados de Roraima e do Amazonas.

Dia Nacional do Livro - O dia 29 de outubro foi escolhido para ser o Dia Nacional do Livro, por ser a data de aniversário da fundação da Biblioteca Nacional, que nasceu com a transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Brasil, em 29 de outubro de 1810.

Confira abaixa os temas e datas dos próximos episódios:

Episódio

Exibição

Mário de Andrade: reinventando o Brasil

18/09

No caminho de Drummond

25/09

Quatro vezes quatro: João Cabral de Melo Neto

02/10

Rachel de Queiroz: não me deixes

09/10

Lygia Fagundes Telles: a inventora de memórias

16/10

Machado de Assis

23/10

José Lins do Rego: o contador de histórias

30/10

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página