Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Reitora da UFRR participa de reunião da Andifes em Brasília

Published: Friday, 11 September 2015 17:19 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:14

A reitora da Universidade Federal de Roraima (UFRR), professora Doutora Gioconda Martínez participou, em Brasília-DF, da CXLV reunião ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES. O encontro foi na quarta-feira (9) e contou com a participação de reitores de várias instituições federais do País.

Entre as pautas da reunião, a reitora da UFRR pleiteia a ampliação da internet da instituição para um gigabyte, junto aos Ministérios da Educação e do Planejamento, Orçamento e Gestão. Atualmente, a Universidade utiliza a internet disponibilizada pelo Ministério da Comunicação por meio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Para o diretor da Diretoria de Tecnologia da Informação da UFRR (DTI), Luciano Oliveira, caso seja conquistado, o aumento da velocidade da internet vai representar um ganho significativo para a instituição.

“Atualmente temos 200MB (megabytes) disponibilizados para sete instituições federais. Com o aumento da velocidade podemos obter maior agilidade nas atividades administrativas que requerem uso da internet, melhoria dos serviços ofertados pela UFRR e um acesso de qualidade, disponibilidade de acesso à internet para toda comunidade acadêmica via rede sem fio, incluindo melhoria no ensino, pesquisa e extensão da instituição, entre muitos outros”, frisou Oliveira.

A ampliação da velocidade vai contribuir diretamente para as atividades da Universidade Aberta do Brasil (UAB), um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para pessoas que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância.

“A ampliação trará grande benefício para nossa comunidade acadêmica, uma vez nossas salas de aula virtuais, chats, fórum temáticos, e-books, necessitam da internet. Quanto mais rápido o aluno ter acesso a essas ferramentas virtuais mais tempo ele tem para se dedicar as atividades nos cursos a distância”, ressaltou o coordenador da Universidade Aberta do Brasil da UFRR (UAB), professor Dirceu Medeiros.   

A reunião da Andifes foi conduzida pela presidente da Andifes, reitora Maria Lucia Cavalli Neder, da Universidade Federal do Mato Grosso. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página