Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

UFFR inicia seminário sobre educação, arte e intercultura

Published: Wednesday, 12 August 2015 17:40 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:14

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) iniciou nesta quarta-feira (12) o I Seminário da Região Norte: Educação, Arte e Intercultura. O evento é realizado pelos cursos de Música e Artes Visuais da instituição e ocorre no Auditório Alexandre Borges e segue até esta sexta-feira (14).

O objetivo do evento é gerar discussões e reflexões acerca do ensino das artes no estado de Roraima promovendo qualificação de professores em exercício e futuros professores que compõem este campo. Na mesa de abertura, a coordenadora geral do Seminário, professora Ivete Souza da Silva, destacou a importância de se integrar as artes para discutir o futuro profissional da áea.

“Temos muito caminho para percorrer e conseguir fazer cumprir as políticas públicas desta área. Por isso, identificamos a necessidade de reunir as variadas artes para discutir sobre o tema não apenas em Roraima, mas na região Norte, que tem muitas peculiaridades”, disse Ivete.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Rosângela Duarte destacou o patrocínio da Caixa Econômica Federal, que vem apoiando os projetos educacionais do Estado. “Música, dança, artes visuais, teatro, temos ainda uma grande área a ser desbravada e discutida na nossa reunião e o apoio é fundamental”, falou.

O representante da Caixa Econômica Federal, Clemilson Carvalho destacou que a instituição está sempre disposta a apoiar iniciativas como esta, que promovem a reflexão e buscam propostas para a melhoria da educação e da sociedade. “Um povo sem cultura é um povo sem história e tenho certeza que esse seminário será importante para colhermos grandes frutos no futuro”, discursou.

A mesa de abertura contou ainda com a participação do coordenador em exercício do Centro de Comunicação, Letras e Artes Visuais (CCLA/UFRR), Luís Munaro. “Hoje em dia deixamos de enxergar muitas coisas devido à correria e ao menor convívio social. Esse evento é muito importante para mudarmos a percepção do mundo em que vivemos”, disse.

O presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Cássio Luis enfatizou que a luta do movimento estudantil desde o século passado vem contribuindo para o desenvolvimento das sociedades também no campo das artes.

Após a abertura, foi realizada a primeira mesa redonda, intitulada “A realidade do ensino das artes na região Norte”. Explanaram os professores Vinícius Luge Oliveira (UFRR), Gustavo Frosi Benetti (UFRR), Eneila Almeida dos Santos (Universidade Estadual do Amazonas – UEA) e Amanda Aires (UEA).

A programação completa pode ser conferida em http://ufrr.br/srn/.

registrado em:
Fim do conteúdo da página