UFRR concede grau à 183 acadêmicos
“Esse não é apenas o fim de uma etapa, mas o início de uma carreira. Entramos tímidos pelo campus e saímos confiantes. Nos graduamos para o mundo”, essas foram as palavras de Wallace Cavalcante, durante a solenidade de Colação de Grau da Universidade Federal de Roraima (UFRR). O graduado em Engenharia Civil foi o orador da cerimônia e representou os 183 acadêmicos que concluíram seus cursos.
A cerimônia foi realizada no último sábado (29), no Centro Amazônico de Fronteira (CAF). Participaram do momento todos os pró-reitores da instituição, professores, conselheiros dos Conselhos Universitário (CUNI) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), familiares e amigos dos formandos. O reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Regys Freitas, também prestigiou o evento, entre outras autoridades.
A outorga de grau foi conferida pela reitora Gioconda Santos e Souza Martínez aos formandos dos cursos de Administração, Agronomia, Antropologia, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social, Educação no Campo, Engenharia Civil, Física, Geografia, Gestão Territorial Indígena, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Internacionais e Secretariado Executivo.
A graduada em Relações Internacionais Rita Ferreira, vivenciou várias etapas do universo acadêmico durante o curso. “É uma felicidade muito grande me formar, depois de quatro anos e meio em uma universidade que eu amo e tenho orgulho. Passei por vários processos, de extensão, ensino, internacionalização e também experiência profissional, o estágio com a bolsa PROQUALIFICA”, comemorou.
Para os cinco formandos em Ciências da Computação o sentimento foi de dever cumprido. “Foi muito duro, mas aprendemos muito e, o mais importante, esperamos dar o retorno de tudo que a gente aprendeu para a sociedade”, disse o bacharel Hendio Luís de Souza Bragança.
Em seu discurso, a reitora Gioconda Martínez ressaltou o desenvolvimento da instituição. “Há quatro anos na gestão da Universidade tenho tido a oportunidade de trabalhar pelo crescimento desta instituição e testemunhar os que contribuíram com ele. Tenho tido a chance de perceber que tal crescimento foi possível porque tivemos o empenho de vários atores, os da própria UFRR e os parceiros externos que têm visto nesta universidade uma das mais importantes instituições de alavancagem do Estado de Roraima”, enfatizou.
O pró-reitor de Ensino e Graduação, César Lima lembrou o crescimento da instituição. “A UFRR, que teve suas atividades acadêmicas e administrativas iniciadas em 19 de março de 1990, com pouco mais de 10 cursos superiores, 59 professores, 96 técnicos administrativos e dois pavilhões parcialmente construídos doados pelo governo do ex-Território Federal de Roraima, hoje conta com três campi universitários, 50 cursos superiores, 570 docentes, 375 técnicos administrativos e quase 10 mil alunos regularmente matriculados”, disse César Lima.
Redes Sociais