Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Curso de Artes Visuais, em parceria com artistas internacionais, realiza mostra de projeto em Boa Vista

Published: Friday, 04 September 2015 05:35 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:14

O Curso de Artes Visuais da UFRR realiza, junto com equipe de artistas internacionais, a mostra do projeto TRANS[acto] TRANSDISCIPLINARY & ANTI-ARTISTIC GLOBAL PROJECT Edição 02 que irá acontecer na cidade de Boa Vista/ Roraima entre os dias 03 a 5 de setembro de 2015, das 20 nàs 23h, em vários pontos da cidade.

Este projeto teve a sua primeira edição em Coimbra/Portugal nos dias 20 a 27 de junho de 2015. Para a segunda edição, o artista Anderson Paiva, também professor da Universidade Federal do Estado de Roraima, e atualmente doutorando em Arte Contemporânea pelo Colégio das Artes de Coimbra, em parceria com diversos outros artistas e com a curadora Cinthia Patroni - também mestranda em Estudos Curatoriais pelo Colégio das Artes - propuseram à organizadora da mostra que levassem uma edição deste projeto para ser apresentado em Boa Vista.

No site oficial do evento (https://transacto.wordpress.com), página transitória para o site definitivo, é possível obter informações do que aconteceu na primeira edição, e dos participantes que estarão presentes na segunda edição, além dos locais onde ocorrerão as projeções com as respectivas coordenadas gps.

Trans[acto]#02, 2015 | Boa Vista, Brasil é mais uma mostra de imagética e luz - entre fotografia e vídeo arte para uma nova “estética urbana” de intervenção “participada” em espaço público com projeção que irá acontecer nas ruas da cidade, através da participação dos moradores locais, proporcionando um evento colaborativo e democrático. Durante algumas horas nos dias da exibição, será possível assistir aos vídeos sendo projetados nas paredes das casas das ruas da cidade de Boa Vista, e assim o projeto leva a arte para a rua, com acesso público e gratuito. Também para esta segunda edição, foi aberto uma chamada pública à artistas do Estado de Roraima, para submeterem inscrições e participarem da mostra. Todos os artistas participantes bem como suas biografias e contatos podem ser consultados através do link: https://transacto.wordpress.com/2015/07/22/transacto-022015-boa-vista-brasil-autores-pec%CC%A7as-imagiologicas-apresentadas-lugares/

A criadora e organizadora do projeto Isabel Maria Dos, artista plástica, compositora intermedia e doutoranda em Estudos Artísticos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra apresenta TRANS[acto] como algo que se pretende global, “com vista à difusão artística através de intercâmbios culturais, a partir de intervenções artísticas internacionais com interações participadas entre artistas e populações residentes locais para um novo pensamento e diálogo ou uma nova estética”. Nestas edições de imagética e luz os vídeos serão apresentados em modo looping, ou seja, em sequência sem pausas, sem áudio e ininterruptos durante todo o período de exibição proposto para o evento. Para Isabel Maria Dos, “este formato de exposição incorpora um conjunto de atos de intervenção em espaço público”. Esta edição TRANS[acto] TRANSDISCIPLINARY & ANTI-ARTISTIC GLOBAL PROJECT conta com parceria local do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima; Biosphere Records; Platô Filmes; ABDeC Secção Roraima e a Produção Cultural da Lugar Específico.

registrado em:
Fim do conteúdo da página