Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Alunos de pós-graduação em Educação a Distância defendem trabalhos via Skype

Published: Friday, 31 July 2015 12:17 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:14


Esta semana foram realizadas defesas dos trabalhos finais de quatro alunos do curso de especialização em Planejamento, Implementação e Gestão em Educação a Distância (PIGEAD). As atividades aconteceram via Skype na sala de vídeo conferência do Núcleo de  Educação a Distância da Universidade Federal de Roraima (NEaD/UFRR).

O curso de pós-graduação é uma parceria entre a UFRR e a Universidade Federal Fluminense (UFF) e tem duração de dois anos. Os quatro alunos que concluíram o curso apresentaram trabalhos dentro da proposta de produção de materiais didáticos impressos para EaD.

O coordenador da UAB e diretor acadêmico do NEaD,  professor doutor Dirceu Medeiros, foi um dos alunos que concluiu o curso.  Defendeu o trabalho intitulado “Relação entre Carga Horária e Atividades Pedagógicas do Material Didático Impresso do NEaD/UFRR”.

“Esta foi uma experiência muito gratificante para mim. Aprendi bastante com o curso, por ter uma qualidade técnica muito boa no que se refere aos tutores e ao material em geral. Fiquei maravilhado com a estrutura, o planejamento e a proposta da EaD apresentada nos conteúdos, desde a implantação até a gestão. O aluno que se propõe a fazer este curso precisa ter primeiro disciplina, atender às exigências do programa e fazer as atividades propostas. Desta forma, o aluno sai preparado e com uma visão geral de

como funciona a EaD,” disse Dirceu   

Já o trabalho do Técnico Administrativo Paulo Cesar Reis abordou a questão da “Aprendizagem Colaborativa e Autonomia dos alunos quanto ao uso do material impresso para EaD”.  

“Estudar a distância para nós que já estamos envolvidos com a EaD, é enriquecedor em vários aspectos. Temos acesso a um material diferenciado por ser dialógico e com requisitos de qualidades que propiciam a participação do aluno no processo de comunicação entre ele e o tutor. Esta pós-graduação contribuiu muito para o meu processo como facilitador na construção do material didático para EaD, ampliou meus conhecimentos e contribuiu muito para o crescimento intelectual, o que é muito importante” comentou Paulo.  

A secretária executiva do NEaD/UFRR, Edleila Soares,  defendeu o tema “Material Didáticos: A melhor forma de acessar e usar os materiais didáticos impressos e midiáticos por parte dos graduados do curso de licenciatura em informática a distância numa universidade Federal na Região Norte do Brasil”.

A finalidade da pesquisa é apontar de forma clara as opções de escolha do aluno, no que se refere ao material didático utilizado nas aulas. “Foi uma experiência enriquecedora identificar e ter uma resposta dos alunos em relação a preferência deles. Isso facilita muito o processo de trabalho tanto do tutor quanto do acadêmico”, disse Edleila.   

O aluno Adelcio José Von Rondov também defendeu o trabalho final de Pós-graduação seguindo a linha de pesquisa Materiais Didáticos: dos meios disponíveis, mídia digital ou mídia impressa.

registrado em:
Fim do conteúdo da página