Inscrições para o Ciência sem Fronteiras são prorrogadas

Published: Monday, 02 December 2013 04:52 | Last Updated: Wednesday, 21 July 2021 11:08

A CRINT informa aos alunos interessados em participar do Programa Ciência sem Fronteiras que as inscrições foram prorrogadas até o dia 06 de dezembro de 2013. As bolsas de estudo serão direcionadas para universidades do Reino Unido, Bélgica, Canadá, Holanda, Finlândia, Austrália, Nova Zelândia, Coréia do Sul, Espanha, EUA, Alemanha, França, Itália, Suécia, Noruega, Irlanda, China, Hungria, Japão, Áustria.

Atualmente, estudantes de diversos cursos na UFRR já estão fazendo graduação sanduíche na China, Austrália, Irlanda, Estados Unidos e Itália. "Esta é uma oportunidade transformadora na vida acadêmica e profissional do estudante e por isso deve ser aproveitada por todos os alunos”, afirma o coordenador de Relações Internacionais da UFRR, professor Alberto Castro.

Para participar, é preciso ter feito, pelo menos, 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em exames realizados no período de 2009 a 2013, apresentar teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino e ter integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso, no momento do início previsto da viagem de estudos. É necessário também estar cursando graduação em uma das áreas contempladas pelo programa.

No Programa Ciência sem Fronteiras, as áreas contempladas são:

• Engenharias e demais áreas tecnológicas;
  • Ciências Exatas e da Terra;
  • Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde;
  • Computação e Tecnologias da Informação;
  • Tecnologia Aeroespacial;
  • Fármacos;
  • Produção Agrícola Sustentável;
  • Petróleo, Gás e Carvão Mineral;
  • Energias Renováveis;
  • Tecnologia Mineral;
  • Biotecnologia;
  • Nanotecnologia e Novos Materiais;
  • Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;
  • Biodiversidade e Bioprospecção;
  • Ciências do Mar;
  • Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação);
  • Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva;
  • Formação de Tecnólogos.

A bolsa concedida aos candidatos selecionados custeará a permanência do aluno pelo período de até 12 meses para realização de estudos em tempo integral. Na China, a permanência é de até 24 meses, incluindo um estágio linguístico. Parte deste período poderá ser dedicada a estágio profissional ou científico-tecnológico em empresas, instituições de ensino ou centros de pesquisa no país de destino.

Além da mensalidade na moeda local, são concedidos auxílio instalação, seguro-saúde, auxílio deslocamento para aquisição de passagens aéreas e auxílio material didático, para compra de computador portátil ou Tablet.

Para outras informações, entre em contato pessoalmente com a CRINT, no prédio da Reitoria, pelo telefone 3224-1665 ou acesse a página do Ciência sem Fronteiras.