TV Universitária estreia dois novos programas no fim de junho
A música e o cinema ganham mais espaço na programação da TV Universitária de Roraima (Canal 2). A emissora estreia dois novos programas nos dias 27 e 28 de junho: Palco Amazônia e Cinema Livre.
Palco Amazônia exibirá espetáculos musicais realizados em Roraima e por músicos da região. Já o Cinema Livre veiculará filmes de produtores independentes, da Região Norte e de domínio público.
“Estamos inaugurando esse importante espaço para a veiculação de produções locais. Nossa expectativa é que os programas tenham uma boa uma receptividade. Queremos atingir cada vez mais telespectadores, mas também saber a opinião do público sobre a nossa programação”, declarou o diretor do Núcleo de Rádio e TV da Universidade Federal de Roraima, Renato Rocha.
Cinema Livre – O programa Cinema Livre estreia, no dia 27, às 20h30, com o documentário Não existem heróis, do diretor Luiz Cláudio C. Duarte. O filme é baseado no livro autobiográfico O beijo da dependência química, de Darkson Correia Mota, um traficante dos anos 90, em Boa Vista, que deixou as drogas e o submundo do crime para ajudar no tratamento de dependentes químicos.
O filme foi realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo de Roraima. Em 2015, foi selecionado para o Sesc Amazônia das Artes. “Não basta produzir. É muito bom para o produtor ter o trabalho veiculado. A distribuição é de suma importância para que haja visibilidade do trabalho”, declarou o diretor do documentário.
Palco Amazônia – Para a estreia do programa Palco Amazônia, no dia 28, às 21 horas, está previsto o musical Lua e Flor, Amazônia, uma adaptação da lenda da vitória régia. Com elementos de música, dança e teatro, o musical foi gravado em 2014 e teve a produção cultural de Selmar Almeida; direção geral e musical de Flávia Ávila; direção teatral, narração e texto de Kaline Barroso; coreografia de Alexsandra Oliveira; e produção técnica e fotografias de Maximiliano Neto.
O musical teve ainda a participação especial dos músicos Jason França (arranjos e piano) e Ricardo Brito (bateria e percussão), com solos dos acadêmicos da Coordenação de Cultura da UFRR e execução musical dos projetos: Banda Paricarana, Canto em 1, Grupo de Dança Mananu, Madrigal da UFRR e Orquestra Universitária de Roraima.
“Este trabalho representa o esforço coletivo dos acadêmicos, técnicos e professores envolvidos nas ações culturais de extensão. O musical fomenta, por meio de várias linguagens artísticas, a cultura regional: 90% do repertório é de composições dos artistas da Amazônia”, frisou a coordenadora cultural da UFRR, Selmar Almeida
Ficha técnica do documentário Não existem heróis
Realização: LCCD Comunicação
Direção: Luiz Cláudio C. Duarte
Direção de produção: Éder Rodrigues
Roteiro: Éder Rodrigues, Darkson Mota
Pesquisa: Darkson Mota
Áudio direto: Severino Wilson da Silva, Luciano Alvarenga dos Santos e Hefrayn Lopes
Fotografia: Luiz Cláudio C. Duarte, Éder Rodrigues e Severino Wilson da Silva
Cenografia e figurino: Luiz Cláudio C. Duarte, Éder Rodrigues e Joycelene Moura
Elenco: Adeilton Soares da Silva, Adriana de Souza Santana, Adriano Ferreira, Alex Pizano, Ana Paula Jácome Dantas, Andréa da Costa Vieira, Andrezza Evangelista Guimarães Tavares, Antônio (Nego), Bruno Miranda Roraima, Darkson Mota, Éder Rodrigues, Edneia Lopes Silva, Edvaldo Nascimento Silva, Fabrício Pablo de Souza Roraima, Farley Santos dos Santos, Felipe Augusto, Glaycivânia Maia Teixeira, Jessica Gomes Fernandes, Jhully Moura de Lima, Jorge Almir Fernandes, Junior Cidade, Luiz Filho Mendes Furtado, Mateus Azevedo, Naellys Viana, Raicleuson Miranda Alencar, Thiago Cidade
Edição e finalização: Marcelo Anderson Nogueira
Edição de som / Sonoplastia e Mixagem: Hefrayn Lopes
Narração: Fernando Lopes Romão e Darkson Mota
Produção e trilha sonora: Hefrayn Lopes
Redes Sociais