Alunos da EAgro aprendem a cultivar hortaliças
A Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima incentiva estudantes do ensino médio a cultivar hortaliças. Os alunos aprendem desde a preparação do solo até a colheita do produto.
Neste semestre, o plantio é desenvolvido por 30 alunos do primeiro ano do Ensino Médio da disciplina Agricultura I, ministrada pelo professor Jandiê Araújo, na própria Unidade de ensino.
Eles estudam a teoria em sala de aula e depois vão para o campo colocar em prática o que aprenderam. “Eles aprendem a preparar o solo, fazer os canteiros, colocar calcário, fazer o plantio e o acompanhamento. Aprender fazendo é um processo muito importante para eles”, explicou o professor.
Professor Jandiê Araújo
Os estudantes plantaram, em bandejas e canteiros, as culturas de quiabo, pimentão, pepino, coentro, alface, tomate, inhame, melancia e milho. Para o plantio, eles utilizam oito canteiros e nesse processo não fazem uso de produtos químicos.
O tempo de colheita depende de cada cultura. O coentro e o alface, por exemplo, demora de 35 a 40 dias para ser colhido. Já o inhame demora sete meses. Neste ano, os produtos colhidos serão vendidos e o dinheiro arrecadado será repassado para a Fundação Ajuri.
As técnicas aprendidas em sala de aula atravessam os muros da escola e são aplicadas em casa. “Na minha casa já cultivo alface e coentro e já colhemos para consumo”, disse a estudante Diva Mikaelle Lima, de 15 anos, que quer se agrônoma.
“Aqui aprendemos a preparar canteiros como espaçamento, largura, declividade. Aprendemos sobre os micros e macros nutrientes que existem nos adubos e a finalidade de cada um. Aprendemos a fazer todo o processo de cultivo da forma correta”, ressaltou a estudante.
A estudante Diva Mikaelle Lima
Redes Sociais